Dia da poesia desperta reflexão sobre a importância desta arte

. 13 março 2009


Quem nunca escreveu uma poesia em homenagem a um grande amor ou afogou as mágoas de uma paixão não correspondida sendo conduzido pelos versos de um sincero coração? Sim, provavelmente, você já se deixou levar pelos sentimentos e derramou na companhia de um papel as tintas da emoção. Essas situações são tão comuns que a data de 14 de março é considerada o Dia Nacional da Poesia, pois os versos fazem parte da vida das pessoas.


A partir de hoje até o mês de abril, os alunos do curso de Letras (com habilitação em português e Literatura) da Universidade de Pernambuco (UPE) farão encenações poéticas pelos corredores e salas da faculdade em comemoração ao dia da poesia, oficializado em reverência à data de aniversário do poeta Castro Alves. "As pessoas só conhecem o Castro Alves da poesia social, mas ele fez poesia sobre erotismo, morte, amores impossíveis, sobre liberdade e homenagens a personagens baianos", declara a professora Ana Patrícia Silveira, da UPE, responsável pela realização de um seminário sobre a criação do poeta baiano previsto para ocorrer no próximo mês.



Apesar de haver um dia destinado à poesia, as escolas de ensino fundamental e médio têm dedicado pouca importância a esta expressão artística e literária. Segundo a professora de literatura Brasileira, Claudete Maria Galvão, o motivo da não valorização dos versos é decorrente da falta de incentivo à leitura desde o ensino fundamental. "O dia da poesia não é algo para ser vivido só em um mês ou dia, é algo para ser vivido no cotidiano para o aluno passar a ser um amante da poesia", afirma a professora.


Poucos têm conhecimento da importância desta arte. Nas comemorações do dia da poesia, há conflitos entre os alunos do curso de humanas e exatas da UPE, devido ao auditório da instituição ser próximo às salas do curso de exatas. "Durante esses dias, ninguém consegue assistir aula porque o pessoal de Letras fica atrapalhando a gente com os poemas deles", disse o estudante de matemática, Márcio Santos.


Se a beleza dos versos inundarem os corações, as diferenças e barreiras entre as pessoas poderão ser diminuídas, pois a poesia aguça os sentidos para o aprendizado de outras artes, desperta a criatividade, a sensibilidade e a compreensão do mundo das letras, inclusive dos números.



Por João Barbosa.