Luiz Gonzaga receberá titulo de cidadão juazeirense

. 19 março 2009
Após 24 anos, a Câmara de Vereadores de Juazeiro concederá ao mestre Luiz Gonzaga o título de cidadão juazeirense. A comenda será entregue ao sobrinho do sanfoneiro, Joquinha Gonzaga, sobrinho e seguidor oficial do legado musical da família. A sessão especial acontecerá amanhã (20), às 10h30, na Câmara Municipal.


Em 1985 o então vereador Paulo César de Andrade, eleito pelo Partido do Movemento Democrático Brasileiro, cuja legenda abrigava militantes da esquerda comunista, como o Partido Comunista do Brasil, e fã do “Mestre Lua”, propôs a Câmara que concedesse ao músico a cidadania juazeirense. Contudo, o projeto proposto não foi aprovado pelos demais vereadores.



Em 1988, o projeto entrou novamente em pauta e desta vez foi aprovado, mas o sanfoneiro não teve mais condições de vir a Juazeiro, como era de costume. Luiz Gonzaga era atração freqüente nas festas juninas da cidade. “Tocava de graça. Era uma grande personalidade. Tocou em frente ao estádio, onde hoje fica o camelódromo, na Rua da 28, na antiga Praça da Bíblia, ao lado do Banco do Brasil. Sua vinda no São João era quase certa.”, relembra Paulo César. O ex-vereador relata os motivos pelos quais o levou a elaborar um projeto que concedesse essa comenda ao Rei do Baião. “Como Juazeiro é uma cidade poética, musical resolvi fazer esta homenagem aquele que mais representava o Nordeste”, explica.


Ao longo de duas décadas, este momento era esperado. Com a vinda de Joquinha Gonzaga para se apresentar no I Festival Internacional da Sanfona, o ex-vereador sugeriu ao atual presidente da câmara, Crisóstomo Lima, o Zó, que fizesse a entrega ao sobrinho do Mestre. O presidente acatou o pedido e convidou Paulo César para participar da Sessão Extraordinária, que entregará o título post mortem ao representante de Luiz Gonzaga. “Entregaremos o título e teremos mais um cidadão juazeirense que inspira musicalidade, assim como João Gilberto, Ivete Sangalo, Luiz Galvão dentre outros que iluminam a cultura da cidade.”


Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de Juazeiro