UNEB de Juazeiro contará com projetos da Universidade Aberta à Terceira Idade

. 13 abril 2009

Estão abertas as inscrições para participar da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), projeto idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia - UNEB que visa envolver o idoso nas atividades acadêmicas.

De acordo com a coordenadora do curso em Juazeiro, Ana Lílian dos Reis, o projeto já foi implantado em oito departamentos da UNEB e, para a elaboração e estruturação do curso em Juazeiro, o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Ciências Humanas - DCH do campus III, apresentou o projeto em plenária e em seguida realizou uma reunião com pessoas da comunidade ligadas à educação e saúde, bem como representantes do Conselho e do Sindicato do Idoso.


“Esse é um projeto experimental de extensão do Departamento de Ciências Humanas que pretende envolver as pessoas idosas nesse processo de crescimento e interação dos nossos projetos já existentes e de outros que poderão surgir. Não é uma graduação, é um curso de formação continuada para idosos”, enfatiza a coordenadora.


As inscrições vão até sábado, 18 de abril, das 15 às 20h, na Câmara de Ensino do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro, com a técnica Perla Candice e estão abertas para os idosos de ambos os sexos e qualquer nível socioeducacional, sendo priorizadas, inicialmente, pessoas a partir dos 60 anos. Pessoas abaixo dessa idade poderão preencher as vagas remanescentes ou ficar para a próxima entrada.

A primeira turma do curso da UATI será formada por 35 alunos e as aulas iniciarão dia 28 de abril, acompanhando o calendário letivo da UNEB. O curso contará com dois semestres. No primeiro módulo, haverá aulas três vezes por semana: nas terças-feiras, das 15 às 17:30h, História e Memória Regional, ministrada por Andréa Cristiana e Odomaria Macedo; nas quartas-feiras, das 15 às 17:30h, Produção Literária, por Francisca de Assis e Valdelice Leal; e nas quintas-feiras, Introdução à Informática, por Jussara Adolfo, das 9 às 11:30h no laboratório de informática do DCH. Já a oficina de Fotojornalismo, que será ministrada pelo professor Flávio Ciro, será oferecida na última semana de cada mês, ocupando os horários de terça e quarta-feira.

A taxa de inscrição custa R$ 20. Os interessados devem levar cópia da identidade e CPF, além de uma foto 3x4. Para mais informações, ligar para 3611-6860, ramal 208.


Por Naiara Soares