Estudantes de Alagoas, Bahia e Sergipe se reuniram em Vitória da Conquista

. 05 maio 2009



Nem o frio conquistense, que chegou a 10 graus em uma das noites, e a falta de apoio da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) conseguiram diminuir o ânimo dos cerca de 300 estudantes de comunicação social dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe que participaram do terceiro Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social (Erecom), realizado de 30 de abril a três de maio, em Vitória da conquista.



A Comissão Organizadora, composta por verdadeiros guerreiros, soube se articular e garantir aos participantes espaços para discussão e debate sobre os seus cursos e a qualidade da comunicação no país.

Nesse Erecom, teve de tudo um pouco: dos Grupos de discussão (Gd’s) Grupos de estudos e trabalhos (Get’s); oficinas variadas; Mosquemom (Mostre o seu que mostro o meu); e o ato público que tomou as ruas conquistenses no último dia do encontro.

Dentre os Gd’s e nos Get’s, foram realizados debates sobre estágio, assistência estudantil, a qualidade da formação do profissional de comunicação, o combate às opressões entre outros. O espaço do mosquemom serviu para mostrar a precariedade de infra-estrutura das escolas de comunicação do país através do relato dos estudantes.

Como aconteceu no Erecom Juazeiro, realizado no ano passado, as oficinas de massoterapia, dança de salão, poesia, rádioweb, contrapropaganda, malabarismo, produção de fanzine foram um dos sucessos do encontro, reunindo diversos participantes.

O destino também ajudou no sucesso do Ereconkas. O ato público que estava marcado para o dia primeiro de maio não aconteceu devido à falta de ônibus para levar os encontristas até o centro da cidade sendo transferido para o domingo, dia três de maio. Para os que pensavam que seria um grande problema se surpreenderam. O ato serviu coroar um encontro que tinha tudo pra dar errado. Porém, com organização, criatividade e muita vontade, os estudantes conseguiram chamar à atenção da população local e mostrar que a praça é do povo.


Por Emerson Rocha, foto e texto