Ciclo de Debates discute a valorização da profissão de Jornalista

. 08 julho 2009

A organização dos profissionais jornalistas e a compreensão da natureza do jornalismo como prática social sujeita a mudanças foram o centro da discussão do primeiro Ciclo de Debates Profissão Jornalista, realizado ontem no curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), UNEB.

O jornalista e ex-dirigente sindical do Sinjorba-Ba, José Carlos Santana, compartilhou com alunos e professores a sua experiência como dirigente sindical em Juazeiro e profissional sindicalizado no estado de Alagoas. Ele ressaltou que, apesar de haver uma concentração de veículos de comunicação em posse de famílias conservadoras, os jornalistas alagoanos têm um sindicato atuante e estabeleceram um piso salarial garantido por todos os veículos. Muito diferente da Bahia, cuja luta sindical é feita ainda de forma precária, o piso salarial é baixo e definido por cada veiculo nas convenções salariais, o que enfraquece a categoria, como afirmou Santana.


Já em Maceió, os profissionais, além de garantir o respeito ao piso salarial, conseguiram criar novas alternativas para o exercício da profissão. Adotando o sistema de cooperativa, 60 profissionais – entre jornalistas e gráficos - criaram há dois anos a Tribuna Independente que tem obtido sucesso e a credibilidade do público.


Jose Carlos ressaltou a necessidade de uma boa formação, qualificação, competência e compromisso ético dos profissionais que atuam com a informação jornalística. Citando a criação do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, o jornalista recordou que profissionais, como Moacir Alexandrino (falecido), acreditavam que o surgimento de um curso na região causaria uma mudança significativa, no sentido de qualificar a comunicação social.

Contudo, não é somente comemorar, a realidade não se dá a priori. Como alertou José Carlos: “a faculdade em si não é suficiente para uma boa formação, ela é necessária, mas é preciso investimento pessoal na formação, compartilhar ideias, encontrar-se com outros profissionais, debater assuntos relevantes à profissão, ocupar espaços. Ao terminar o curso, não é somente entregar o diploma para o empregador”.

Para José Carlos, é possível ser empreendedor, criar produtos jornalísticos e investir na área de jornalismo online, jornalismo segmentando, como esporte, repórter fotográfico.

A participação dos estudantes, egressos e professores como Tereza Leonel, Flavio Ciro, Andréa Cristiana, Josemar Martins (Pinzoh) trouxe colaborações relevantes ao debate.

Para Lindomar Herculino (foto), é necessário haver momentos na formação do aluno para debater o fortalecimento de entidades de classe para que haja no futuro uma união e valorização do profissional. O estudante Diego Alcântara ressaltou a formação de jornalista como capaz de produzir transformações. Para tanto, o diploma é necessário pela formação específica, assim como ocorrem em outras profissões como professores que devem ser, por lei, licenciados na área de atuação. Sem a exigência do diploma, Diego alertou para o crescimento da situação de precarização do trabalho jornalístico.

Para o professor Josemar da Silva Martins (Pinzoh), os jornalistas devem aproveitar o momento atual para refletir sobre a produção jornalística na sua esfera de consumo na sociedade. Até que ponto a informação jornalística é produzida para atender a uma sociedade e qual vinculo é construído socialmente entre quem consome e quem produz informação, questionou Pinzoh. O professor alertou ainda para o estímulo à produção jornalística na área de educação, terceiro setor e novos campos.

No encerramento da discussão, professores e alunos criaram uma pauta de quatro Ciclo de Debates Profissão Jornalista. O segundo acontece na próxima terça-feira (14/07) sobre Comunicação Popular e Jornalismo, no DCH-UNEB, às 17h; O terceiro irá discutir Jornalismo e Educação, no dia 22/07; o quarto irá abordar o Jornalismo e o campo Multimídia, no dia 31/07. Também estão previstos Ciclo sobre Comunicação Institucional, Telejornalismo, Rádio e Fotojornalismo para ocorrer no mês de Agosto.


Redação MultiCiência
Fotos Emerson Rocha