Mural Galeria Euvaldo Macedo Filho apresenta exposição Enquadrados

. 09 julho 2009

As sensações e o cotidiano de quem compartilha de espaços de reclusão poderão ser conferidas a partir de amanhã (10/07) na abertura da exposição Enquadrados, às 18h30, no Departamento de Ciências Humanas, UNEB. A mostra fotográfica, composta de 20 imagens, foi produzida pelo fotógrafo Marcos Cesário, no Conjunto Penal de Juazeiro/BA, durante o primeiro semestre desse ano.

O termo Enquadrados faz alusão ao enquadramento fotográfico e à orientação, no sentido de punir. As fotografias revelam as dualidades, a redenção pessoal e a esperança dos detentos.


Com a curadoria da professora Maisa Lins e coordenada pelo Mural Galeria Fotógrafo Euvaldo Macedo Filho (MAGEM), a abertura da mostra será realizada na Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com a exibição do vídeo que conta o trabalho de pesquisa e a construção das fotografias.


Quem é Marcos Cesário

Por Emiliana Carvalho

Marcos Cesário tem 34 anos de idade, 12 deles dedicados à arte de fotografar. Passeando por diversos estilos, o artista atrai diversos olhares e provoca diversas interpretações acerca dos seus ensaios.

A cor é um traço marcante na maioria das suas imagens e o enquadramento, único. Tudo que se torna alvo do olhar de Cesário é poeticamente reinventado, as pessoas, os animais, os objetos, enfim, a vida. Ele consegue extrair do comum, o extraordinário.

Seu trabalho, ou como ele mesmo enfatiza, sua brincadeira, prima pela forma e pela beleza. Marcos Cesário está sempre próximo do que fotografa. É movido pela paixão. Um admirador da juventude e um filósofo ávido pelos escritos de Oscar Wilde.

Inspirado no livro De Profundis, de Wilde, nasceu a idéia de produzir o ensaio fotográfico Enquadrados que objetiva mostrar as vivências e os sentimentos dos internos e internas do Conjunto Penal de Juazeiro – BA. A exposição Enquadrados vem com a proposta de aproximar, humanizar, quebrar preconceitos e propor uma reflexão sobre o verdadeiro sentido de prisão.

Informações: http://galeriamagem.blogspot.com; http://www.marcoscesario.com.br

Por Assessoria de Imprensa MAGEM