Exposição Senhores do Tempo até sexta no DCH

. 26 agosto 2009


Em vários momentos da trajetória humana, percebe-se que as pessoas procuraram conservar parte de suas experiências em desenhos, nos mitos e ritos e nos objetos que, transmitidos de uma a outra geração, apresentam-se como vestígios daquela existência. Em todos esses momentos o homem tem procurado fazer as gerações presentes evocarem acontecimentos vividos no passado, recorrendo, para isso, a muitos instrumentos.

Na exposição Senhores do Tempo, realizada de 25 a 28 de setembro no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, campus III, são apresentados alguns objetos pessoais que foram guardados pelas pessoas que formam a 1ª turma de alunos do curso da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), para recordação de suas histórias de vida.

São peças singelas, que se apresentam com histórias cativantes, que contam a memória das famílias, do lazer, do trabalho, do cotidiano, dos costumes, das inovações, das técnicas e tecnologias, dos afetos.

Bule, crucifixo, balança, pilão, ferro, fotografias, aparelho eletrônico, utensílios domésticos. Mais de 25 objetos que contam também parte da história da cidade de Juazeiro, onde a grande maioria dessas pessoas reside hoje, e de cidades circunvizinhas.

Ao longo do século XX foram muitas as mudanças sociais ocorridas nessa região e estas pessoas, em suas próprias trajetórias de vida, participaram em grande parte dessas transformações ou as acompanharam, mesmo sem delas participarem diretamente.

Por isso, elas são reconhecidas como verdadeiros Senhores do Tempo e suas ricas experiências de vida foram sendo documentadas ao longo de suas vidas nos seus “guardados”, nos pequenos objetos legados de pais para filhos.

A exposição coordenada pelas professora Andréa Cristiana Santos e Odomaria Macedo é aberta à comunidade até sexta-feira (28) das 14h às 18h, no Departamento de Ciências Humanas, sala Proesp.

Da Redação MultiCiência