Seminário discute práticas de estágio

. 24 novembro 2009
O Departamento de Ciências Humanas, campus III, da Universidade do Estado da Bahia, realiza, a partir de amanhã até sexta-feira, o seminário Vivências Formativas do Estágio: um diálogo multicampi, que discute os desafios da modalidade Estágio Supervisionado na área da educação.

Durante o evento, professores, discentes e profissionais irão refletir o papel do pedagogo nos diferentes espaços de atuação e as metodologias utilizadas no atendimento de crianças com necessidades especiais. Para a professora e coordenadora da Comissão de Estágio do curso de Pedagogia, Antoneide Almeida, o seminário surgiu a partir dos relatórios feitos pelos estagiários, no qual descrevem as suas experiências. “As temáticas foram centradas no que os alunos apontam nos relatórios, as suas dificuldades e aprendizagens”, declara a professsora.


O estágio é um procedimento didático-pedagógico importante devido a sua natureza de complemento curricular. Segundo Elissama Medrado, estudante do curso de pedagogia, o estágio é uma experiência de extrema importância, porque é um momento que o aluno passa a compreender a relação efetiva da teoria e da prática. “O que aprendi nas disciplinas em sala de aula passou a interagir com o que estava vivenciando no estágio. Este seminário será uma boa oportunidade para debater as nossas experiências e refleti-las”, afirma Elissama.

Na programação, palestras, mini-cursos e oficinas, que discutirão questões como: diários eletrônicos feitos por professores, educação inclusiva, atendimento às crianças portadoras de anemia falciforme ou com algum tipo de necessidade. “Consideramos necessário inserir temas que esclarecessem as principais dúvidas dos alunos quando em sala de aula, como trabalhar com crianças com necessidades especiais”, acrescenta Antoneide.

As atividades do seminário começam amanhã (25/11) às 18h; e prosseguem durante os dias de quinta-feira (26/11) e sexta-feira (27/11), sempre das 8h às 12h; e 14h às 19h, respectivamente. Informações sobre o evento no Departamento de Ciências Humanas, pelo telefone (74) 3611-5617.


por Juliane Peixinho, da Agência MultiCiencia
24/11/09