Pesquisa investiga a poesia Juazeirense do Século XX

. 22 fevereiro 2010
Terra de grandes poetas, Juazeiro apresenta uma vasta produção poética e literária. Parte dela, foi publicada pelos seus poetas em livretos ou ficaram guardados em arquivos pessoais. Agora, parte dessa poesia juazeiresense é objeto de estudo de Edilane Ferreira, aluna do terceiro período do Curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios.


Bolsista de iniciação cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB), Edilane é responsável pelo projeto “A arte das letras como manifestação cultural na reconstituição da história regional em Juazeiro-Ba.”, vinculado ao projeto “O Arquivo de Maria Franca Pires: memória e história cultural em pesquisa na região de Juazeiro-BA”, coordenado pela professora Odomaria Bandeira.


Desde de agosto do ano passado, a bolsista tem o desafio de pesquisar e difundir parte da história cultural de Juazeiro através da poética de grandes personas juazeirenses. Vasculhando literalmente o acervo da professora Maria Franca Pires, a bolsista descobriu produções literárias belíssimas e raras, que foram publicadas, recitadas, lidas, ou, simplesmente, estiveram presentes nas noites de boemia do século XX.



Para difundir a trajetória de vida desses poetas, a Agência MultiCiencia divulga a série “A Poesia Juazeirense do Século XX”, que publicará a cada segunda-feira a produção literária desses artistas das letras, cujas poesias são selecionadas pela bolsista Edilane Ferreira. No momento foram selecionados a produção de Joaquim Luiz de Queiroz (1880-1924), Raul da Rocha Queiroz (1891-1948), Olavo Balbino (1891-1956).


Para Edilane, é importante que a comunidade Juazeirense “conheça e se encante com a riqueza literária de juazeirenses que merecem ser eternizados nos corações dos seus compatriotas, e dos que não são”.


A partir de agora, divulgamos a poética de Joaquim Luiz de Queiroz, conforme post acima.

Redação MultiCiência