Livro-reportagem expõe história de vida de "Alimentadeiras das Almas"

. 10 março 2010


Contar a história de vida dos penitentes de Juazeiro. Esse foi o objetivo do livro-reportagem “Caminhos da Penitência: As Alimentadeiras das Almas de Juazeiro - BA”, de Luiz Osete Carvalho, graduando em Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), apresentado na tarde de ontem como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo o autor, o interesse em conhecer os penitentes de Juazeiro surgiu em 2004, quando ainda morava em Salvador e assistiu ao documentário Penitentes do Médio São Francisco. “Quando eu assisti àquele documentário fiquei espantado em vê como a penitência foi representada”. Por obra do acaso ou força do destino, a vida trouxe Osete a Juazeiro para que pudesse admirar com maior proximidade o que o havia impressionado. “Desse deslumbramento inicial fiquei com isso na cabeça, quando chegar a Juazeiro quero conhecer de perto os penitentes”, lembra Osete.


“Caminhos da Penitência” narra a história de algumas penitentes do grupo das “Alimentadeiras de Alma”, que rezam benditos pelas almas que partiram em mortes trágicas. Elas se reúnem sempre a partir do primeiro dia da quaresma até a sexta-feira da Paixão. O livro faz o caminho inverso do trajeto dos penitentes pelas ruas de Juazeiro, ele mostra o cotidiano dessas pessoas do último dia até o primeiro de penitência. “O que eu tava querendo compreender era o que se passa entre o último dia e o primeiro, como a vida das pessoas se desenvolve nesse período”, aponta Osete.

Para não deixar que a “chama da fé” dos quatro cordões de Alimentadeiras de Alma se apaguem, Luiz Osete pediu a colaboração dos que fossem a sua banca de defesa a doação de um pacote de vela para serem entregues a esse grupo. “Não deixem que a chama de fé que há mais de um século ilumina as noites da quaresma juazeirense se apague por falta de velas”, afirma.

A banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso foi formada pela professora Odomaria Bandeira (orientadora), as historiadoras Maria Izabel Figueiredo e Izabel Marques de Souza, ambas conhecedoras da trajetória dos penitentes.


Por Emerson Rocha (foto e texto)