Saúde Mental é tema de Conferência em Juazeiro

. 07 abril 2010
Nos dias 9 e 10 de abril o Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro/BA, será palco da I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco / II Fórum de Mobilização Antimanicomial. O evento pretende debater as situações loco-regionais da atenção à Saúde Mental, na formulação de propostas para os nove municípios da 15º Diretoria Regional de Saúde (DIRES) – com sede em Juazeiro (BA), e sete da 8º Gerência Regional de Saúde (GERES), situada em Petrolina (PE), além de eleger delegados às respectivas etapas estaduais da conferência.

O psicólogo Gilberto David, integrante do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (NUMANS) destaca a importância da participação dos diversos seguimentos da sociedade no encontro. "É importante a participação de toda a sociedade empenhada na melhoria das condições de vida, na inclusão social, educação, saúde, em que a diversidade e produção de autonomia seja valorizada com atenção aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dos Direitos Humanos e da Cidadania”, afirma.

Para consolidar e expandir as redes de cuidados inclusivas e acolhedoras, os espaços da Conferência foram pensados numa perspectiva intersetorial. “Isto significa que a discussão não está centrada apenas no campo da saúde, mas também em outros setores, como direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, atividade física e movimentos sociais”, ressalta uma das organizadoras do evento, Aline Melo, que também integra o NUMANS.

As inscrições para a I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco são gratuitas e podem ser realizadas até amanhã (7) no endereço eletrônico da Conferência (www.cismbape.blogspot.com) ou no momento do credenciamento (9), no próprio evento.


Com Informações de Luís Osete - Assessoria de Imprensa da I Conferência interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco