UNEB lança novo Portal e WEBTV

. 05 maio 2010
No último dia 03 de maio, no auditório principal do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador, foi realizado o lançamento da WEBTV da universidade e do novo Portal UNEB. Professores, estudantes e convidados prestigiaram o evento, inclusive a caravana de estudantes que saiu de Juazeiro e Conceição do Coité, cidades em que existe o curso de Comunicação Social.

O diretor da Unidade de Desenvolvimento Operacional (UDO), Djalma Fiúza, disse que a nova ferramenta vai melhorar a informação e a comunicação dentro da UNEB. Os diretórios e centros acadêmicos já podem ter acesso à essa tecnologia que vai facilitar o acesso a informações internas da universidade.

O reitor da UNEB, professor Lourisvaldo Valentim, destacou a importância que a nova ferramenta tem na diminuição da distância entre os vários departamentos espalhados em 27 cidades do Estado. “Esse canal pertence a todos que fazem parte da comunidade UNEB”, frisou Valentim.

O palestrante da noite, Gabriel Priori, fez uma retrospectiva histórica da televisão educativa no Brasil desde 1968, ano da inauguração da primeira TV com esse propósito em nosso país. Enfatizou a importância que as TV’s universitárias adquiriram no processo de difusão de conteúdos educativos e culturais produzidos dentro e fora das universidades brasileiras. No Brasil, há mais de 150 canais de TV universitários operando pelos sistemas disponíveis (TV aberta, a cabo e WEB).


Gabriel Priori afirmou que as TV’s universitárias não podem ser descuidadas e displicentes quanto à produção de conteúdo, já que também pretendem atrair o público, carente de programação cultural. Para isso, terá que se esmerar na concepção e realização do conteúdo, apesar das necessidades financeiras e operacionais. Para ele, o grande desafio é ganhar das TV’s comerciais, repleta de patrocinadores.

Priori defendeu a retomada do Canal Universitário de Salvador, que está desativado e que também se usufruísse da outorga existente em Conceição do Coité. Parabenizou a UNEB e desejou sucesso na nova empreitada.
Por: Laércio Lucas, Reporter pelo Rotina do Vale.
Fotos: Emerson Rocha