Estudantes de Jornalismo participam do II Encontro de Comunicação para a Promoção de um Semiárido Viável.

. 02 junho 2010
As riquezas do semiárido abrem possibilidades para que os veículos de comunicação e jornalistas possam produzir reportagens com abordagens inovadoras acerca de assuntos que envolvam cultura, culinária, moda, agricultura e outros temas sobre o sertão. Devido a isto, o curso de Comunicação Social: Jornalismo em Multimeios e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam o II Encontro de Comunicação para a Promoção de um Semiárido Viável.

Com apoio do Centro Acadêmico de Comunicação Social, o curso será realizado no Centro de Treinamento do IRPAA que fica no bairro Jardim Primavera, de 02 a 04 de junho e é uma iniciativa do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão. Os alunos que participam do projeto, coordenado pela jornalista e professora Fabíola Moura, já desenvolveram diferentes formatos de produções telejornalísticas e atualmente trabalham no programa Coisas do Sertão, um produto que pretende difundir as potencialidades e viabilidades do semiárido, desmistificando a imagem estereotipada perpetuada pela mídia.

Na programação estão previstas várias palestras sobre a caatinga e a água no sertão. Além disso, serão mostrados vídeos produzidos em comunidades onde funcionam cooperativas e associações que fazem o beneficiamento de frutos do sertão. São experiências que tem trazido resultados econômicos para moradores do interior de Juazeiro e cidades circunvizinhas. A realização do curso tem sido uma oportunidade para os estudantes de jornalismo conhecerem um pouco mais sobre fatores climáticos, econômicos e midiáticos envolvendo temas da caatinga.


Por Welington Junior