Dica cultural no aniversário de Juazeiro

. 14 julho 2010
Orquestra Sinfônica OPUS 68 na Universidade do Vale do São Francisco
Imagem por Raphael Barbosa

Começam hoje as comemorações dos 132 anos da cidade de Juazeiro -BA. Dentre as atividades previstas, a orquestra sinfônica OPUS 68 fará a abertura do evento e haverá a apresentação da maquete do antigo cais do porto, criada pelo artista Rogaciano Moraes Cadidé.

Os moradores dessa terra e demais interessados estão convidados a participar de instantes em que a arte erudita e a valorização artístico-cultural vão estar evidenciadas e ofertadas ao público.

A orquestra é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) Sertão Pernambuco e conta com mais de quarenta integrantes, entre aprendizes e músicos profissionais. O regente e Diretor Artistico da OPUS 68, Ozenir Luciano explica a origem do nome do grupo. "O termo OPUS que vem do latim, significa obra e é comumente utilizado no sentido de obra de arte. O numeral 68 faz alusão à Sinfonia Pastoral de Beethoven (a sexta sinfonia) que é muito bela". A OPUS 68 apresenta-se hoje na Orla de Juazeiro e garante que, além de música clássica, tem um repertório bastante eclético e voltado às produções culturais da região, como Geraldo Azevedo, João Gilberto e Luiz Gonzaga.

Já o artista Rogaciano Moraes Cadidé apresenta-se amanhã às 12 h na Casa do Artesão, próximo ao Vaporzinho. Na ocasião, outras manifestações culturais acontecerão em conjunto, a exemplo do recital poético e do leilão de quadros - óleo sobre tela - de artistas juazeirenses.

Por Raphael Barbosa