Fencapri tem início com cavalgada e cerimonial

. 16 agosto 2010


Com aboios e cantos sertanejos, uma cavalgada promovida pela Associação dos Vaqueiros do Norte Baiano deu início ontem as atividades da primeira edição da Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco – FENCAPRI. A cerimônia contou com a participação de professores, alunos, produtores rurais e autoridades locais.


No ato simbólico, realizado às 16h, os cavaleiros percorreram a vizinhança do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, convidando a comunidade para participar da feira. Para o presidente da Associação de Vaqueiros do Norte Baiano Edvaldo Altamirão (Batata), a realização da cavalgada é um ato de reconhecimento à valorização que a feira trará aos pequenos produtores. “Os vaqueiros vivem da cultura do cavalo e, através de cavalgadas e missas de vaqueiros, o homem do campo passa ser valorizado. A Fencapri será importante para reconhecer os produtores da região e também dar mais informação a eles”, conclui Batata.


O cerimonial de abertura aconteceu posteriormente às 18h, no auditório do Departamento de Ciências e Tecnologias (DTCS), do campus. A mesa foi composta pelo secretário de Agricultura, Agnaldo Meira; o analista do SEBRAE, Carlos Robério; o representante da ACIAJ, Carlos Alberto Santos; o Diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Rui de Carvalho Rocha; O organizador da IV Semana de Produção Animal, o professor Dr. Rogério Manoel Campos e o Coordenador Geral da FENCAPRI, Pedro Humberto de Souza.


Segundo o Diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais Rui de Carvalho Rocha, a fruticultura irrigada vinha ofuscando a produção caprina na região. Desta forma, a FENCAPRI surge com o propósito de oferecer visibilidade à caprinovinocultura e a pecuária geral. Além disso, o evento propõe uma movimentação de informações entre os participantes, para que as pesquisas e os avanços tecnológicos sejam difundidos durante a feira. “Temos muitas tecnologias que já foram desenvolvidas na instituição. O evento pretende fazer com que esses estudos sejam apresentados para os produtores através dos cursos e palestras”, explica Rui.


Incorporado à feira, a IV Semana de Produção Animal acontecerá entre os dias 16 à 20 de Agosto. Destinado aos envolvidos com a produção animal, o evento tem o objetivo de apresentar e debater com os participantes temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento agropecuário do Vale do São Francisco. “A VI semana de produção animal contemplará com uma programação diversificada temas como: aqüicultura no semi-árido, bovinocultura no semi-árido, produção de carne e leite, saúde pública e assuntos relevantes para região. Esta sexta edição é uma ótima oportunidade para os produtores que estão no semiárido ter informações direcionadas ao próprio sistema”, relata Rogério.


Na programação, segunda-feira (16/08) e terça-feira (17/08) acontecem a VI Semana de produção animal e mini-cursos. Na quarta-feira (18/08), às 17h será realizada a abertura oficial da feira com a chegada dos animais que contará com a presença de personalidades da região e autoridades políticas.


A Feira que comemora os 50 anos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco- FAMESF permanece até o dia 22 de Agosto no Campus III da Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro-BA.

Mais informações: Acompanhe o Site FENCAPRI
Por Gabriela Canário e Juliane Peixinho (texto)
Larissa Nasimento (foto)