Música e Pensamento em discussão na próxima sexta-feira

. 10 agosto 2010

O coletivo Rede Motiva realiza nesta sexta-feira (13/10) às 19h a mesa redonda “Música e Pensamento”, no Miniauditório do Complexo Multieventos da UNIVASF, Campus de Juazeiro/Ba.

O debate reúne artistas, intelectuais e pessoas que têm uma relação com a música, seja produzindo, consumindo, estudando ou veiculando música. Para discutir a temática, foram convidados Antonio Jorge Godi, doutor em Comunicação e professor da UEFS; Josemar Martins (Pinzoh), doutor em Educação e professor da UNEB, Vince de Mira, músico e produtor cultural; Maurício Dias (Mauriçola), músico e publicitário; Lupeu Lacerda, escultor e escritor; e Flavio Ciro, fotógrafo, empresário do setor de rádio, diretor da TropicalSat FM.diretor da Tropical Sat FM.

A diversidade dos membros da mesa se justifica pela proposta do debate que é explorar o ponto em que a música anima a vida, sem ficar presa às dicotomias de bem e mal, mas explorando os pontos em que ela integra ecologias de sentido na sociedade contemporânea.

A música é uma das expressões humanas mais universais e mais transversais ao existir humano. Outros animais, mesmo os que vão além de berros e mugidos, os que cantam, como os pássaros, seus cantos não passam de ritornelos que não evoluem para além de seus próprios dobrados e repetições de gorjeios. Os humanos não: eles elaboram máquinas maravilhosas, conceitos, grandes aparelhos de execução e audição, processos de formação, auditórios, equipamentos coletivos, diversas áreas de saber e competência técnica, uma economia e uma ecologia que vão além do meramente monetário e atingem o terreno dos valores, da identidade, da nacionalidade, da tribalidade, do pertencimento etc.

A música habita os mais variados recônditos da experiência humana: a paixão, a festa, o culto, a magia, as outras artes, a religião, as celebrações; dos hinos às ladainhas, das marchas e valsas aos sons de sinalizações; das oblações e rituais xamânicos às sirenes, campaínhas e alarmes; inclui-se nas diferentes formas de fruição, individuais ou coletivas, em estados de relaxamento ou de excitação. "Todo mundo escuta, consome ou tem algum tipo de relacionamento com a música. Ela é um dos mais importantes dispositivos de subjetivação”, afirma Josemar Martins, um dos palestrantes e organizadores.

A mesa redonda “Música e Pensamento” também faz parte da programação do Festival Umbuzada Sonora, que acontecerá no dia 14 de agosto de 2010, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro/BA, a partir das 18 horas, promovido pela Rede Motiva, promovido pelo Conexão Vivo e com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.