Campus III realiza feira destinada à pecuária e caprinovinocultura do Vale

. 12 agosto 2010



-->
A Universidade do Estado da Bahia, Campus III, realiza a partir do próximo domingo (15/08) até o dia 22 de Agosto, a I Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco (FENCAPRI). Com organização do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Associação Agrícola Industrial de Juazeiro (ACIAJ), Prefeitura de Juazeiro e apoio do Departamento de Ciências Humanas (DCH), a Feira visa fortalecer a pecuária regional, expor as pesquisas tecnológicas realizadas na criação de animais, valorizar a cultura gastronômica de caprinos e ovinos e explorar o potencial turístico do segmento.

Segundo o professor e coordenador geral da FENCAPRI, Pedro Humberto Félix, a feira vai criar um espaço de divulgação da pesquisa na área da pecuária e a caprinovinocultura, possibilitar o encontro de especialistas, agricultores e comunidade, o que contribui para a divulgação de inovações tecnológicas, empresas, produtos e o trabalho desenvolvido pela Universidade. A Feira deve reunir 30 mil pessoas e movimentar recursos na ordem de R$ 1.000.000 (um milhão de reias). Em uma área de 23.000 m2, serão instalados 40 stands destinados à comercialização de produtos da pecuária e caprinos e 180 baias para exposição de animais, além de stands empresariais e de parceiros locais.

A Feira também acontece como parte das atividades de comemoração dos 50 anos da Faculdade do Médio São Francisco (FAMESF), que deu origem aos atuais Departamentos e contribuiu para o avanço da pesquisa agropecuária e a cultura irrigada na região do Vale do São Francisco. “Estamos completando 50 anos de FAMESF em novembro e podemos dizer que temos neste campus um laboratório vivo de caprinos e ovinos. Através da feira, vamos poder mostrar para a comunidade e para qualquer região do Brasil”, explica Pedro Humberto.

Para a diretora do Departamento de Ciências Humanas Aurilene Rodrigues, a FENCAPRI é um estímulo ao desenvolvimento sustentável do vale do São Francisco e uma forma de tornar visível a contribuição científica realizada pela universidade. Contudo, também se configura como uma importante oportunidade de criar parcerias e mobilizar todos os cursos do Campus III. “As parcerias são fundamentais. O Departamento de Ciências Humanas tem historicamente se voltado para as questões do desenvolvimento sustentável através de propostas de educação contextualizada e do desenvolvimento da Comunicação Social aliada com ênfase na formação de comunicadores populares. Acredito que todos os cursos podem se colocar à disposição, o curso de Direito pode também contribuir, estabelecendo discussões sobre as questões legais, principalmente a questões fundiárias”, ressalta Aurilene.

A partir de domingo (15/08) ás 17h no auditório do Campus III, a feira inicia as suas atividades com a VI Semana de Produção Animal que discutirá a pesquisa na área de caprinos, ovinos, produção de leite, piscicultura. No decorrer da semana, serão realizados ainda o Festival Gastronômico de Cabritos e Cordeiros, Festival de Violeiros, Concurso de Causos, passeios hípicos pelo campus da universidade.

Além disso, serão promovidos diversos mini-cursos sobre temas como: Tecnologia de Carne e Derivados ministrado pelo Rogério Manoel L. Campos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Capacitação em Meliponicultura com Rogério Marcos de Oliveira Alves; Inseminação Artificial em Cabras e Ovelhas dirigido pelo professor Daniel Maia Nogueira, da Embrapa Semiárido e outros assuntos relacionados com a produção caprina e ovina.

A chegada dos animais ao Parque de Exposições está previsto para o dia 18 de Agosto (quarta-feira) às 17h quando acontecerá o lançamento oficial da exposição animal com a presença de autoridades políticas e lideranças regionais. 

Todas as atividades serão realizadas no Campus III, na Av. Edgard Chastinet, s/n, bairro São Geraldo, Juazeiro-Ba. Informações no site http://www.fencapri.com.br/.


Por Juliane Peixinho ( Texto)
Emerson Rocha (Fotos)