Casa do artesão recebe exposição “Janela de um Lugar”

. 28 setembro 2010

Descarga de carros, vergalhões, molas e diversas peças automotivas enferrujadas. Estes foram os elementos utilizados pelo artista Robson Marques na criação da escultura em metal “Assunte”, uma das obras que compõem a exposição “Janela de um Lugar”, aberta à visitação até o dia 9 de outubro na Casa do Artesão em Juazeiro-BA. A mostra reúne vinte peças de Robson Marques, feitas em metal, e apresentará aos visitantes o intimismo da pintura a óleo do jaguarinense Clécio Gonçalves.

A expressão “Janela de um lugar” escolhida para dar nome à exposição remete a saída da arte da cidade de Jaguarari para outro lugar, nesta ocasião a cidade de Juazeiro. “O conjunto de obras será um portal que representará Jaguarari que é o local que vem nos dando condições de refletir algumas coisas e traduzi-las em arte”, explica Clécio.

Na exposição a janela é a extensão do olhar. A exposição não direciona um tema,percorre uma variedade de assuntos, deixando livre o olhar de quem contempla para pensar no universo espiritual, nas crenças, memórias, inconsciências humanas e diversas questões. “Nós não assumimos o compromisso com um tema. È uma reunião, um catado, pois certos expectadores conseguem ver um assunto em todo conjunto da obra ou ás vezes só em uma peça”, ressalta Clécio.

Peças de carros, parafusos e maquinários enferrujados tornaram-se a obra prima do escultor Robson Marques, um encantado pelo reaproveitamento do metal que criou sete esculturas a partir de sucatas encontradas em lixões e garagens de Jaguarari. Em 2003 quando trabalhava com mineração, ele passou a conviver com esses materiais e, fascinado, dedicou-se à construção das peças. ”Esses trabalhos enfatizam o reaproveitamento, a busca de um fim para aquilo que parece não ter. Há tantas possibilidades de criação com os elementos de metal, o inútil surge magnificamente com formas e sentidos”, conta Robson.

Além da diversificadas formas em metal, a pintura a óleo também conquista olhares através das treze telas de autoria do artista Clécio Gonçalves. Cores frias e tons escuros são pincelados com precisão a partir da técnica impressionista italiana chamada “Lá Prima”, cujo artista não utiliza esboço, apenas traça vigorosamente o que vem à primeira vista. Criações como “A respeito do Mal”, “Caminho dos Homens” “Bosco” procuram revelar um mundo introspectivo, os estados de solidão e os aspectos atuais de extrema ambição e selvageria humana.

A exposição “Janela de um lugar” estará aberta para visitação das 13h às 21h, de terça à domingo na Casa do Artesão, localizada na Avenida Raul Alves, s/n, Santo Antônio, orla nova de Juazeiro-Ba.

Por Juliane Peixinho (texto) e Aline Sampaio (foto). Matéria publicada com exclusividade no Jornal Gazzeta do São Francisco, edição de sábado (25/09).