Quer aproveitar as férias? Visite Rio de Contas

. 20 setembro 2010
Antiga Cadeia
©Karine Nascimento
Se você está procurando um destino de viagem para suas férias, considere visitar a cidade baiana de Rio de Contas, lugar tranquilo com 13.806 habitantes, situada na chapada Diamantina que atrai visitantes por causa da arquitetura histórica e uma exuberante beleza natural.

Localizada a 730 km de Salvador-BA, Rio de Contas é uma das mais antigas cidades da região da Chapada Diamantina. Nasceu com o nome de Pouso dos Creoulos, por ter sido o destino de escravos fugitivos do fim do século XVII. Posteriormente, o lugar também foi habitado pelos bandeirantes para exploração do ouro. Hoje, a cidade tornou-se destino de viajantes devido a seu traçado antigo, as amplas calçadas de pedras e o precioso acervo composto de cartas de alforrias, certidões de escravos e documentos referentes ao ciclo do ouro.

Além do aspecto histórico e a preservada arquitetura barroca, Rio de Contas encanta por possuir cachoeiras, trilhas e um dos mais altos pontos do estado, o Pico das Almas com 1.958 metros de altitude. Cenário escolhido pelo diretor Walter Salles para as filmagens do longa-metragem Abril Despedaçado, a cidade abriga também as curiosas comunidades de descendentes de portugueses que só se casam entre si e duas comunidades negras descendentes de africanos.

Os principais pontos turísticos são: A Igreja de Nossa Senhora Santana construída pelos escravos, o Paço Municipal, a antiga Câmera, a sede do Arquivo Municipal, onde nasceu Abílio de César Borges, mais conhecido por Barão de Macaúbas, e que atualmente guarda documentos que registram o passado da região, e a Cadeia, no passado uma das prisões mais temidas da Bahia na época do Brasil Império, e que hoje abriga o fórum do município.
Por Juliane Peixinho e Karine Nascimento


Pico das almas

©Karine Nascimento



Residências

©Karine Nascimento






Cachoeira véu de noiva
©Karine Nascimento