Honestidade pode determinar escolha do voto

. 28 outubro 2010
A poucos dias para ser decidido nas urnas o futuro presidente do país, eleitores de Petrolina afirmam que a honestidade é a principal razão que os leva a escolher um determinado candidato. A influência dos pais entre os eleitores secundaristas e a popularidade dos candidatos também foram citados como critérios para essa definição. A Agência Multiciência entrevistou jovens, funcionários públicos e professores para descobrir os motivos que podem definir o voto.

A maioria dos entrevistados analisa as propostas dos candidatos, porém alguns demonstram pessimismo. “Eu acredito que eles não vão realizar tudo que prometem, então a gente perde o interesse em saber detalhes. Então, decido por uma ou duas propostas que são melhores que a outra.”, afirma a universitária Neila Gomes. Dentre as principais propostas apresentadas em período eleitoral, a educação representa uma preocupação dos eleitores quanto ao futuro do pais e considerado um dos itens indispensáveis nos projetos politicos. Segundo o estudante secundarista Wilber Santos, educação é a base de tudo, pois com ela se forma profissionais qualificados, proporcionando melhor qualidade de saúde e de emprego.

Temas polêmicos como a descriminalização do aborto, orientação sexual e religião que têm sido utilizados nesta campanha eleitoral não são considerados como um fator determinante para decidir entre um candidato ou outro. Mas alguns eleitores dizem que podem promover o debate quanto à relevância de políticas públicas . “Por mais polêmicas que sejam, elas precisam pelo menos iniciar um debate. São assuntos delicados, mas a proposta que cada um vir a vincular é um indicativo de como será o governo”, declara Carlos Eduardo Romeiro, docente do curso de história da Universidade de Pernambuco.

Já o voto programático determinado pelas propostas do partido não tem sido levado em consideração pelos entrevistados. O funcionário público Adão Alves de Brito afirma sustentar sua escolha apenas na proposta apresentada pelo candidato. Diante do cenário político atual, o eleitor ainda têm dúvidas a respeito dos candidatos, porém reconhece que o ato de votar é uma manifestação de cidadania.

Por Anna Charlotte Reis