Estrelas do Rádio brilham em exposição em Juazeiro

. 27 novembro 2010

A cantora Ângela Maria caminhando nas ruas de Juazeiro acompanhada de alguns fãs, o compositor e cantor Orlando Dias numa noite de autógrafos e o show de Jackson do Pandeiro no Cine- Teatro São Francisco. Esses são alguns dos momentos que podem ser relembrados ao visitar a exposição fotográfica “Estrelas do rádio”, presente até o dia 30 de Novembro, no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro.

A exposição é composta por diversas fotografias que registram shows artísticos promovidos por Alício Gil Braz, locutor, diretor e proprietário do serviço de alto-falantes Marabá Publicidade. Artistas consagrados do rádio e do movimento cultural musical brasileiro como Ademilde Fonseca, Doris Monteiro, Inezita Barrozo, Dalva de oliveira, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Orlando Dias, Anísio Silva, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Altemar Dutra, Roberto Carlos, Paulo Diniz se apresentaram nos palcos do Cine-teatro São Francisco, entre a década de 50 e os anos 80, por meio da articulação de Gil Braz, um nato empresário cultural.

Para a curadora da exposição e professora Odomaria Bandeira, a idéia de expor as fotografias surgiu logo quando teve contato com as imagens. “Quando eu vi as fotografias, achei que alguém mais tinha que ver, porque elas revelam o trabalho significativo de Gil Braz dentro de Juazeiro e histórias interessantes de personalidades do rádio”, explica Odomaria. Para ela, a exposição traz uma reflexão interessante sobre como é ser estrela naquela época, o encantamento em torno dos ícones do rádio, que ganharam projeção devido à influência da Rádio Nacional, e, ao mesmo tempo, a sensação de intimidade dos astros e seus admiradores na vinda a Juazeiro.

Segundo a historiadora Maria Izabel Muniz (Bebela), Alicio Gil Braz e os seus serviços como empresário cultural marcaram a história juazeirense. Ele trazia para a cidade uma possibilidade de se fazer comunicação através do alto-falante e muito incentivo a cultura com os shows de artistas brasileiros consagrados. “Quem não podia viajar e conhecer os artistas de fora, tinha a oportunidade aqui em Juazeiro nos shows que aconteciam no Cine Teatro São Francisco. Depois, Gil Braz ainda levava os cantores para se apresentarem na Apolo Juazeirense ou na 28 de Setembro. Era uma festa, os anos dourados de Juazeiro”, conta Bebela.

A exposição “Estrelas do Rádio” está aberta à visitação até o dia 30 de Novembro, das 14h às 22 h, no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro.

por Juliane Peixinho (T) e Emerson Rocha (fotos), matéria publicada com exclusividade no Gazzeta do São Francisco, edição de 27.11.2010