Pesquisas documentam a história da imprensa

. 27 novembro 2010
A história da imprensa de Juazeiro foi uma das temáticas abordadas na primeira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia. Dentre as apresentações realizadas na sala de multimídia do DTCS, importantes personagens e veículos de comunicação juazeirense foram relembrados. O radialista, músico e compositor Eurípedes de Alves Lima, conhecido como “seu galo”, e o extinto periódico O Berro d’Agua, que circulava mensalmente na cidade, foram alguns dos assuntos discutidos.

Com a platéia composta por alunos do curso de Comunicação Social e Pedagogia da UNEB, esteve presente parte do corpo docente da universidade. A professora Odomaria Bandeira discutiu aspectos históricos da imprensa juazeirense e sua participação e atuação na imprensa de Juazeiro, como colaborado do Berro D´Água.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Andréa Cristiana Santos, o objetivo do evento é estimular a produção e a troca de conhecimentos entre professores e alunos, valorizando as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Ela destacou ainda a pluralidade de temas apresentados pelos alunos, com destaque para os da área da história da imprensa que trouxeram conhecimentos sobre a trajetória de comunicadores como Eurípedes Lima, Ronaldo Lopes, Paulo Cesar Andrade, e de programas como A voz do Velho Chico.

Durante a sessão também foram apresentados resultados da pesquisa “Tempo, Memória & História dos profissionais da imprensa do Pólo Juazeiro e Petrolina”, que pretende construir um acervo com jornais,fotografias e áudio de programas radiofônicos e jornalísticos. A pesquisa realizada por Andrea Cristiana Santos, Adzamara Amaral e Wllyssys Wolganga já identificou a presença de 207 comunicadores que atuaram nos diversos veículos de 1901 a 1999, e documentou jornais da década de 1930.

Por: Catharine Matos e Cecília Costa.