O Cinema como meio de informação e entretenimento

. 08 dezembro 2010
A produção cinematográfica e audiovisual tem a função de entreter o espectador, formar opiniões, permitir a fruição estética de obras e ser uma fonte de conhecimento e cultura.

Foi com esse objetivo que a professora Giovanna de Marco desenvolveu, no campus III, da UNEB e com o apoio de alunos, o projeto de extensão CineEncontro. “A ideia era expor, principalmente, produções nacionais, muito difíceis de encontrar aqui na região. Os filmes eram escolhidos através de uma enquete na internet pelo público. O mais votado era veiculado. Após a exibição desses filmes aos sábados, abria-se um momento de diálogo informal entre os presentes, sem fins pedagógicos”, afirmou Giovanna.

Além de estimular o diálogo com o público, o CineEncontro foi um meio de divulgação para os projetos audiovisuais dos próprios alunos, e apresentações de mostras culturais. “Rompendo o modelo predominante de cinema e sensibilizando o público com diferentes tipos de expressões artísticas”, esclareceu Giovanna.

Hoje, o CineEncontro é coordenado pela professora do Departamento de Ciências Humanas-UNEB Macelle Khoury, com sessões realizadas quinzenalmente às quinta-feiras. A docente atua como colaboradora no programa Janela Indiscreta, projeto criado por professores da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), universidade na qual foi graduada e docente. “O Janela Indiscreta tem a mesma finalidade do CineEncontro, no entanto atua com sessões itinerantes em escolas e cidades vizinhas. E este é um fator que quero agregar ao CineEncontro: levar o cinema a toda a comunidade”, afirmou Macelle, que coordena o projeto de extensão Caminhos e Potencialidades do Cinema Audiovisual, com realização de oficinas de vídeo, crítica cinematográfica e mostras de filme.

Amanhã (09/11), será realizada a exibição de Todos os Homens do Presidente, no Canto de Tudo, DCH III, a partir das 18h30. A direção do filme é de Alan Pakula e aborda o caso Wategarte, ocorrido em 1972 com a invasão da sede do Partido Democrata nos EUA, e a atuação dos jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, do Washington Post, que iniciou uma cobertura jornalística decisiva para demonstrar a participação de membros do partido na invasão. O caso Watergate foi responsável pela queda do presidente Richard Nixon. O filme é considerado um clássico do cinema e também da área do jornalismo investigativo.

Por Catharine Matos.