Jovens da Ilha do Massangano aprendem técnicas de fotografia e comunicação popular

. 09 dezembro 2010

Desde o mês de novembro é realizado, na Ilha do Massangano, o projeto de extensão Em Imagem: Ilha do Massangano. Financiado pela Universidade de Pernambuco e com apoio da Universidade do Estado da Bahia, o projeto reúne egressos, estudantes e professores de ambas universidades no oferecimento de oficinas e cine-debate na comunidade.

Nacionalmente conhecida por suas manifestações culturais populares, a comunidade da Ilha tem, comumente, suas histórias captadas, tratadas e transmitidas pelo olhar estrangeiro.Este projeto de extensão “tem o objetivo de instrumentalizar a comunidade para o auto-registro”, diz Quercia Oliveira uma das coordenadoras do projeto. Desta forma, “os próprios moradores podem protagonizar a construção de sua representação”, conclui Naiara Soares, também coordenadora do trabalho.

Os participantes têm produzido fotografias e produtos da comunicação popular sobre a comunidade da Ilha e sua cultura, possibilitando o manuseio e a aprendizagem de alguns cuidados na hora de fotografar, além de conhecer mecanismos para potencializar a comunicação interna e externa da ilha.

No dia 05 de dezembro foi realizado o Mapeamento das manifestações culturais e um debate sobre identidade cultural com a participação do professor e sociólogo Paulo Soares. Na próxima quinta-feira (16/11), haverá a exposição dos resultados das oficinas e o lançamento do documentário O Samba: na lha, da Ilha, de autoria das jornalistas Naiara Soares e Quercia Oliveira.

Com aceitação da comunidade, o projeto conta com o apoio da Associação de Moradores da Ilha do Massangano, da Associação do Samba de Véio, da Escola Santo Antonio e do grupo de Arte e Educação Naenda.

Texto de Divulgação.