Professora do Campus III recebe título de Cidadã de Sento Sé por trabalho no Parfor

. 29 dezembro 2010

A Câmara de Vereadores de Sento Sé, município da região do Vale do São Francisco a 689km de Salvador, concedeu título de Cidadã Sentoseense à professora da UNEB Maria Beatriz Figueiredo, no dia 13 de dezembro. A homenagem, por indicação do vereador Hipólito Domingos dos Santos, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal.


Natural de Remanso, formada em Pedagogia e com especialização em ensino superior, Maria Beatriz, 65 anos, é docente do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campos III da universidade, em Juazeiro.


A nova cidadã honorária de Sento Sé se destacou por ser uma das pioneiras a implementar na região do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC) – também conhecido como Plataforma Freire.


Prestigiaram a cerimônia de outorga do título o prefeito do município de Sento Sé, Ednaldo Barros, o presidente do da Câmara Municipal, José Carlos Damasceno da Silva, e lideranças da região.

Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado pelo governo federal, sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC), para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica em todo o Brasil.


A Universidade do Estado da Bahia aderiu ao plano em 2009, tornando-se a maior executora do Plano no país. Neste período, a universidade já graduou 20 mil docentes de redes municipais e outros 20 mil estão em formação.


Atualmente, mais de 250 municípios baianos estão sendo beneficiados com os cursos da instituição. São oferecidas licenciaturas nas áreas de artes, ciências biológicas, ciências da computação, educação física, física, geografia, história, letras, matemática, sociologia, pedagogia e química.


Por Ascom UNEB