Esculturas de vidro retratam paixão por Bonfim

. 21 dezembro 2010

Miniaturas da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, dos antigos casarios coloniais das décadas 50 e 60 da cidade e réplicas de cartões-postais como Farol da Barra e Elevador Lacerda, de Salvador, verdadeiras obras de arte feitas com um toque delicado, sutil e cheio de requinte. Essas pequenas esculturas feitas de vidro podem ser encontradas no atelier do senhor Florisvaldo Queiroz de Carvalho, de 87 anos, conhecido popularmente como “Seu Vavá”, na cidade de Senhor do Bonfim.

Ele começou a fazer as miniaturas em 1977, aos 54 anos como um hobby, para fugir da vida monótona após ter adquirido a aposentadoria por idade e abandonado a vida de comerciante. Aprendeu a técnica sozinho e começou a produzir as peças transformando pequenos pedaços de vidro em réplicas perfeitas, com uma rapidez impressionante, em apenas oito dias construiu a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim uma de suas maiores peças.

Atualmente, “Seu Vavá” possui 111 esculturas em vidro, ele nunca vendeu uma só peça de sua coleção. ”Não sei qual o valor atribuído a minha arte”, costuma dizer aos visitantes. Suas obras ficam expostas em seu ateliê e muitos dos próprios bonfinenses desconhecem o seu talento, perdendo a oportunidade de conhecer e contemplar as obras feitas pelas mãos de um senhor que, através delas, retrata o amor e a paixão que sente por sua cidade natal.

O visitante que for a Senhor do Bonfim pode visitar o atelier na rua Salustiano Figueiredo, nº 41, próximo a Praça Nova do Congresso.

Por Lorena Santiago (foto e texto)