Volta às aulas gera empregos em Juazeiro

. 01 fevereiro 2011
Os meses de janeiro e fevereiro são os que mais movimentam papelarias e lojas de fardamentos, o que demanda uma maior quantidade de funcionários para atender às necessidades dos estudantes. Faltando uma semana para o início do ano letivo em Juazeiro, é possível encontrar em lojas de utensílios escolares diversos trabalhadores contratados temporariamente que buscam uma oportunidade de emprego fixo no período de volta às aulas.


Empregada há um mês em uma loja de grande porte de materiais escolares da cidade, a operadora de caixa Juciara Ferreira considera a contratação temporária uma oportunidade de crescimento profissional. “Estava desempregada há oito meses e estou achando ótima essa oportunidade. Espero me tornar funcionária fixa, sempre dando o meu melhor para a empresa”, enfatiza.

O proprietário de papelaria, Marcos Moraes, contratou 14 funcionários, que não os denomina de “temporários”, pois considera que o empenho de cada contratado é o que vai decidir se o emprego passará ou não a ser fixo. “Eu já dei oportunidade para uma funcionária que entrou para passar apenas um mês, mas a menina se destacou, começou a dar boas ideias para a empresa e se tornou gerente”, afirma o proprietário, acrescentando que “um contrato pode durar um mês ou muito mais, cada um faz seu caminho”.



Para a gerente de setor pessoal de uma loja de fardamentos escolares Daniela Soares, o quadro de funcionários tende a crescer ainda mais. “Contratamos seis pessoas para dar conta da grande demanda de uniformes, mas como o movimento tende a aumentar, levando em consideração que os pais deixam para fazer as compras na última hora, mais funcionários poderão ser contratados”, enfatiza a gerente.

Segundo o presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Erivaldo Oliveira, neste ano o período de volta às aulas proporcionou aumento de 50% nos contratos temporários em relação ao mesmo período do ano passado e avalia que cerca de 20% dos contratados podem se tornar funcionários efetivos. “Essa época do ano é ótima, pois gera empregos e renda para a cidade, o que é muito importante”, declara.

Por Kelly Ferreira (texto e foto), matéria publicada no Diário da Região, na edição de hoje (01.02.2011)