Docentes, alunos e técnicos discutem a situação das Universidades

. 28 abril 2011

Professores, alunos e técnicos do Campus III estiveram reunidos, ontem, no Auditório Tadeu Severino, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III, para uma avaliação sobre o movimento de greve nas instituições de ensino superior do Estado da Bahia. Ficou decidida a realização de uma reunião hoje (28/04), no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Campus III, para discutir estratégias que visem uma maior divulgação do movimento e envolva a população para apoiar a luta pela melhoria da qualidade de ensino.




O professor Julio Torres declarou que este momento é uma oportunidade para pensar um projeto coletivo que garanta a sustentabilidade da universidade. “Hoje, não temos estímulo sequer para garantir as condições mínimas de manutenção”, afirmou o professor do curso de Direito. Como exemplo, ele citou a falta de um bom acervo bibliográfico atualizado, a dificuldade de manter a periodicidade regular de revistas científicas e a defasagem salarial comparada com outras instituições de ensino estadual.



Os professores defenderam a utilização de ações como a realização de Aulas em locais públicos como estratégias para mostrar a sociedade o papel social da universidade. Também foi sugerido uma divulgação nas redes sociais (facebook, twitter) para denunciar a situação de precariedade do ensino superior, como afirmou a docente Márcia Guena.

Por: Karine Nascimento (texto) e Lorena Santigo (foto)