Plantas da caatinga são usadas para alimentação dos animais

. 07 abril 2011


A comunidade de Fartura, zona rural de Sento Sé, tem explorado o potencial das plantas da caatinga e algumas espécies exóticas que podem ser usadas para alimentação do rebanho, como o sorgo, leucena, gliricídia, camaratuba e o quebra-facão. Ricas em proteínas para os animais, algumas plantas se destacam como fonte de nitrogênio para o solo, a exemplo da gliricídia.

Morador da comunidade, o criador José Rodrigues passou a utilizar melhor sua propriedade, apostando no plantio do sorgo que, em breve, fornecerá grãos e palhas (folhas) para alimentação animal. O sorgo é uma planta que tem boa resistência à estiagem e na propriedade tem sido plantada consorciada com outras culturas.

A variedade de plantas nativas é plantada na área de Fundo de Pasto cercada por meio do Projeto Recaatingamento, projeto coordenado pelo IRPAA e com patrocínio da Petrobrás, que visa a recuperação e preservação de áreas coletivas em comunidades agropastoris e extrativistas. Produzidas em viveiro construído pelo projeto por meio de mutirão com moradores das comunidades, as mudas de plantas exóticas são distribuídas para cultivo em quintais e roças, com o objetivo principal de torná-las suporte forrageiro.

Conheça mais as plantas forrageiras: Sorgo (Sorghun bicolor): Mais conhecido como milho de angola, é uma gramínea muito usada para fazer silagem na região semiárida. Tem o mesmo poder nutritivo do milho, com a grande vantagem de que consegue resistir à seca e produz palha e grãos em maior quantidade. Depois de cortado rebrota dando mais uma safra. Em terras fofas, de preferência, pode ser plantado em carreiras ou covas no começo das chuvas na fundura de dois dedos.

Leucena (Leucaena Leococephala L.): É uma leguminosa de crescimento rápido que atinge até 3m de atura no primeiro ano de plantio. Pode ser cortada e fornecida aos animas no coxo ou fazer da rama feno e silagem, mas deve ser apenas 30% da alimentação dos animais devido a mimosina nela contida que pode provocar intoxicação. É usada como adubo verde em solos.

Favela (Cnidoscolus phyllacanthus): Planta resistente à seca que se desenvolve em solos rasos e pedregosos. As ramas e cascas servem para fazer feno; as sementes são alimentos para animais silvestres e domésticos. Quando verde seus espinhos provocam coceira ao contato com a pele, porém quando as folhas secam e caem deixam de ser urticantes e, então, são aproveitadas pelo rebanho.

Camaratuba (Cratylia mollis): É um arbusto e leguminosa de ramas não muito alta e flores rosa-roxo bastante procuradas pelas abelhas. Contém quase 13% de proteína bruta, 15,5% de amido e quase 8% de gordura. Tem boa digestibilidade e são ricas em cálcios e outros minerais.

Palma (Opuntia Ficus): Possui elevados teores de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo, magnésio, tem boa palatabilidade e digestabilidade. Plantada em solos profundos, é capaz de extrair grande quantidade de água do solo, podendo possuir até 93%de água, por isso é de grande importante para alimentação animal, sobretudo em época de seca.


Redação MultiCiência com informação e fotografia do IRPAA.