Movimento em defesa da universidade recebe apoio da Câmara Municipal de Juazeiro

. 19 maio 2011



A importância da Universidade do Estado da Bahia para o desenvolvimento da região do semiarido e os motivos que levaram a greve na instituição foram os temas abordados na sessão especial da Câmara Municipal de Juazeiro, realizada ontem (18/05).

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara prof Nilson Barbosa, o vereador Bené Marques e pelos professores Cosme Batista, Jairton Fraga, Emanuel Ernesto, Manoel Abílio de Queiroz, o discente João Carlos e a representante dos funcionários técnicos administrativos Valdeci Goncalves Sales.

Os professores e parlamentares ressaltaram a contibuição da universidade para a formação cidadã e profissional da comunidade desde os anos 1960, quando se instalou a Faculdade do Médio São Francisco (FAMESF). Herdeira da Famesf, a UNEB oferece os cursos de Engenharia Agronômica, Direito, Pedagogia e Comunicação Social. “Nós apoiaremos qualquer movimento que venha do povo, para melhoria do povo, porque aqui é a casa do povo”, declarou Nilson Barbosa.

Os parlamentares se colocaram como interlocutores para propor uma Sessão especial na Assembleia Legislativa, com os deputados eleitos pelas cidades de Juazeiro-Ba, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Casa Nova, e também nas Câmaras Municipais da região norte.

O vereador Leonardo Bandeira disse que, apesar de ser membro do Partido dos Trabalhadores (PT), não concorda com a decisão do governo Jaques Wagner de considerar o investimento nas universidades como gasto. Para ele, todo investimento em educação significa melhorias e se propôs a pressionar a direção executiva do PT, que estará em Juazeiro, para atuar na defesa da universidade. “Não podemos aceitar que o patrimônio de Juazeiro, que é a UNEB, sofra com a decisão do governo de contigenciar recursos”, afirmou.

Com o apoio dos parlamentares, o movimento grevista continua nas suas atividades na busca pelo ensino superior de qualidade.

por Karine Nascimento
Lorena Santiago (foto)