Professores discutem situação da universidade com a imprensa

. 19 maio 2011

Professores do campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizaram hoje (19/05) uma coletiva para a imprensa de Juazeiro e Petrolina, com a finalidade de apresentar um panorama sobre a situação das universidades públicas na Bahia e as reivindicações do movimento grevista.

A ideia de convocar a imprensa faz parte da proposta “UNEB na Mídia”, em que todos os departamentos realizariam ações para marcar a passagem do “Dia de luta contra o Decreto de contingenciamento”, referência ao Decreto 12.853/11, que impõe restrições orçamentárias à universidade. Na coletiva, estiveram presentes Almir de Castro, da Rádio Grande Rio AM, o radialista Geraldo José, da Rádio Juazeiro e do Blog Geraldo José, e Rinaldo Lima, da Tropical FM.

Os professores e alunos discutiram temas como a autonomia da universidade e a infraestrutura como a falta de laboratórios para o curso de Agronomia, a fim de fomentar pesquisas, e a falta de políticas do governo para a universidade. “Talvez a decepção seja maior que o governo anterior, porque nós ajudamos a construir esse governo, nós participamos dessa construção, a universidade foi parceira e hoje o governo não respeita nossas reivindicações”, declarou o professor Emanuel Ernesto.

Amanhã, às 8h30, será realizada uma Assembléia, em Salvador, para avaliar a proposta do Fórum das Associações Docentes (ADs) a uma nova redação à cláusula sobre a incorporação da gratificação das Condições Especiais de Trabalho (CET), proposta pelo Governo do Estado. Em linhas gerais, a proposta do governo é que haverá a incorporação da CET no valor de até 70%, parcelado de março de 2011 até março de 2014, sem que haja prejuízo aos reajustes anuais dos servidores públicos. O movimento reivindica a não existência da cláusula, pois impõe o congelamento dos salários.

Para o professor Emanuel, se o governo aceitar a proposta dos professores já será um avanço, mas não o suficiente. “Queremos a revogação de alguns itens do Decreto 12.853/11 ou a exclusão das universidades do decreto”, afirmou o professor.

por Karine Nascimento

Lorena Santiago (foto)