O ato público “A UNEB na Praça em Greve” reuniu hoje professores, estudantes e técnicos do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na Praça da Misericórdia, em Juazeiro.
Através de banners e apresentação dos projetos, estudantes e professores explicaram a população sobre a importância da universidade na região, as atividades desenvolvidas e denunciaram o desrespeito à educação superior e aos professores em greve, ameaçados pelo governador Jaques Wagner com o corte dos salários e com a declaração de ilegalidade da greve, propagada pelo governo estadual.
Vestidas de palhaço e com brinquedos, a estudante Joseane Rodrigues e Márcia Daniela, monitora do Projeto Prática Lúdico em Ambiente Hospitalar, levaram brincadeiras e ensino às crianças que circulavam pela praça. Enquanto os filhos participavam das atividades recreativas, com pintura e desenho, as mães procuram conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores e os motivos que levaram a greve.
A reação do público ao movimento foi de receptividade e apoio. As mães, que querem o melhor da educação para seus filhos, se sentem indignadas em saber que o governo estadual não negocia com os professores. “A UNEB é tudo aqui na região”, declarou Edivanir Santos.
Após o ato público, encerrado às 16h, professores e alunos decidiram intensificar as mobilizações. Amanhã, eles se encontram novamente, no DCH III, às 17h, para programar as atividades da próxima semana.
Por: Karine Nascimento (texto)
Lorena Santiago (foto)