Sexta-feira é Dia de Arte na UNEB

. 05 agosto 2011


Um projeto vem mudando as tardes de sexta-feira no Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Trata-se do programa “Cesto Cultural”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Comunicação social Michael Ribeiro, 6º período, e Otávio Freitas, 2º, com o apoio da direção do DCH. Segundo os idealizadores, o objetivo é fazer uma difusão cultural na Universidade.

Aberto à comunidade acadêmica, o Cesto Cultural recebe as mais diferentes manifestações artísticas e acontece sempre durante o horário do intervalo das aulas, entre 16 e 16h30min. “Música, teatro, poesia. O espaço é para todo tipo de arte”, conta Otávio, que aproveita o momento para declamar suas poesias.

O estudante acredita que o projeto aumenta a interação entre os colegas e que poderia ser estendido para as outras universidades da região. “A cultura tem que ser para todos. Se der certo aqui na Uneb, porque não levar para outros locais?”, diz Otávio.

Os cursos de Pedagogia e Comunicação Social têm um histórico na produção cultural. Além de projetos como o “Cineencontro”, coordenado pela professora Macelle Khouri, com a proposta de exibir filmes fora do circuito comercial, e do “Transformer”, desenvolvido pelo professor Renner Benevides, trabalhando com experiências fotográficas, o Departamento de Ciências Humanas anualmente realiza a “Mostra Cultural”, organizada pelo Diretório Acadêmico de Pedagogia, e, no ano passado, realizou o primeiro “Sexta da Arte”, fruto da disciplina Laboratório de Criação Jornalística, ministrada pela professora Andréa Cristiana.

Por Emerson Rocha (Texto e Foto), da Agência MultiCiência