Estudantes de Jornalismo visitam Embrapa Semiárido

. 05 agosto 2011

Com a finalidade de conhecer projetos na área da agropecuária no vale do São Francisco, um grupo de estudantes do curso de Comunicação Social, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fez uma visita técnica na manhã de quinta-feira (4) à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), em Petrolina. A atividade faz parte do curso “A Pauta de Ciência no Vale do São Francisco”, realizado pela Agência de Notícias Multiciência.

Os futuros jornalistas participaram de palestras com os pesquisadores da Embrapa sobre “Os potenciais frutíferos de espécies nativas da caatinga”, apresentada por Francisco Pinheiro Araújo e “as estratégias de melhoramento genético da mangueira no semiárido nordestino”, exposta por Francisco Pinheiro Lima Neto. Eles também conheceram a estrutura funcional e as principais pesquisas desenvolvidas na instituição, apresentadas pelo Coordenador da Área de Comunicação e Negócios, Elder Manoel de Moura Rocha, que destacou a importância da Embrapa para o desenvolvimento da região.

A equipe conheceu a área de campo experimental de enxertia do umbu com outras variedades como o cajá e também áreas com o plantio do maracujá do mato. Desenvolvidas pelo professor Francisco Pinheiro Araújo, essas experiências criam possibilidades de reflorestamento da caatinga e reprodução de plantas nativas, algumas delas em extinção, e alternativas de sustentabilidade para famílias do semiárido. O estudante do segundo período, Ricardo Sousa, destacou a relevância da visita técnica para sua trajetória profissional. “Essa experiência serviu para ampliar os conhecimentos a respeito do semiárido”, destaca.

Emerson Rocha (texto), da Agência MultiCiência
Laércio Lucas (foto).