Inscrições para minicursos do Ecovale a partir de hoje

. 10 outubro 2011
Você quer entender mais sobre news games, conhecer novos formatos de WEBTV e ainda aprender técnicas de fotografia com profissionais do ramo? Fique atento aos prazos de inscrição para os minicursos oferecidos no II Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (II EcoVale). A partir das 18h de hoje (segunda-feira) até 30 de outubro, os interessados podem realizar as inscrições no Departamento de Ciências Humanas (DCH) no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ou pelo site www.uneb.br/ecovale, enviando mensagem para o e-mail ecovale2@gmail.com.

Os minicursos vão acontecer no campus III da UNEB, no período de 16 a 17 de novembro e tem carga horária que varia de 4 a 8 horas. As inscrições podem ser efetuadas em mais de um minicurso, desde que não sejam em períodos concomitantes e, ao final, os participantes receberão certificado.

Na área de jornalismo digital e tecnologias, são oferecidos os minicursos “Design e Interface em Jornalismo Online”, pelo jornalista e professor da Universidade Federal do São Francisco (UNIVASF), Cecílio Bastos, e “Desvendando Capitães de Areia: Como Criar Projetos de Comunicação com Ênfase em Jogos Eletrônicos”, ministrado pelo jornalista e professor da UNEB, Luiz Adolfo Andrade, que faz Doutorado nessa área.

Para quem gosta de fotografia, a Mestre em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Silvia Nonato oferece o minicurso “A Fotografia Enquanto Texto Imagético: Possibilidade de Leitura” e o fotógrafo Rogério Ferrari ministra “A Fotografia pelo Mundo”. A professora da UNEB e Doutora em Sociologia Edonilce Barros também fará um minicurso com apresentação de fotografias de caráter etnográfico sobre os perímetros irrigados na região.

História e Jornalismo Especializado

O II Ecovale aborda a temática “200 anos de imprensa na Bahia”, assim foi convidada para participar dos minicursos a professora Mestre da Universidade de Pernambuco (UPE), Ana Clara Brito, que coordenará juntamente com Camila Roseno, o minicurso “O Uso do Jornal como Fonte Histórica”, destinado a participantes que desejam compreender como se dá o processo de pesquisa através da relação entre historiador e fonte. Os estudos historiográficos, jornalísticos e trajetórias de profissionais têm crescido na região, necessitando conhecer o processo de interpretação da fonte histórica.

A temática do jornalismo especializado em extensão rural e jornalismo científico se fará presente no Ecovale. O minicurso “Jornalismo Voltado à Extensão Rural”, será ministrado pela jornalista Ianne Lima, que pretende esclarecer aos participantes o trabalho com ênfase na comunicação rural e as potencialidades dos perímetros irrigados.

Já para possibilitar a compreensão de como se dá o processo de adaptação de textos a serem publicados em jornais e a vertente do jornalismo científico e educacional, o professor Doutor da UNEB Cosme Batista e a jornalista Manuela Pereira de Almeida ministram “A Retextualização na Esfera Jornalística”.

Será oferecido ainda o minicurso “Formatos de Programas para WebTv” ministrado pela jornalista Hellen Campos e coordenadora da Webtv UFBA. O minicurso tem como objetivo discutir linguagem e produção de programas de televisão voltados para temáticas educacionais. E também o minicurso "Prática de Locução Radiofônica", com o professor Anaelson Leandro, da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB).

Os interessados em compreender como se dão as relações de gênero, comunicação e feminismo, a jornalista e mestranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dalila Santos irá apresentar o minicurso sobre relações gênero e os produtos midiáticos. É uma boa opção para quem está interessado em realizar trabalhos de conclusão de curso na área.



Como se inscrever

Os minicursos são gratuitos. Os interessados podem acessar as informações como horário e ementa no endereço www.uneb.br/ecovale. Podem participar profissionais, professores, alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia, Direito, Agronomia e de diversas instituições da região como a Faculdade do São Francisco (FASJ), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), entre outras.

Mas, atenção, as inscrições via internet só serão aceitas a partir das 18h de hoje (10 de outubro), devido a inscrição presencial começar nesse horário. Assim, todos os participantes terão direitos de concorrer às vagas dos cursos nas mesmas condições.

Para se inscrever pela internet, basta enviar o nome, o número de matricula (se aluno da UNEB) e o título do minicurso para o e-mail ecovale2@gmail.com. As inscrições presenciais ocorrem desta segunda-feira até sexta-feira no 1º andar do DCH, no horário das 18h até 21horas.

Por: Patrícia Lais