Profissionais da Imprensa serão convidados para relatar experiências no ECOVale

. 18 outubro 2011
Trajetórias de vida e relatos de experiência de profissionais da imprensa serão discutidas no II Encontro de Comunicação do Vale (II ECOVale), que acontecerá nos dias 16 a 19 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus III, em Juazeiro – BA.
Para discutir os “200 anos da imprensa na Bahia”, serão convidados profissionais da região para relatar suas experiências na Sessão Temática "Imprensa e Memória (s)". Segundo uma das coordenadoras da Sessão Temática Andréa Cristiana Santos, a finalidade é proporcionar um momento durante o evento para que os profissionais da região possam contar suas trajetórias e experiências com a imprensa, a fim de documentar parte da memória sobre a profissão. Esses relatos podem contribuir na pesquisa histórica da imprensa no âmbito do estado da Bahia e fomentar, localmente, o desenvolvimento dessa pesquisa, como ressalta professora Odomaria Bandeira, que também participa da coordenação da Sessão Temática.
O II ECOVale é uma oportunidade para se pensar nos processo de comunicação atual, analisando a história da imprensa, desde o surgimento da primeira tipografia na Bahia inaugurada em 13 de maio de 1811, pelo português Manoel Antônio da Silva, até o surgimento das novas midias, como a internet, redes sociais, com ênfase na imprensa regional, cuja primeira tipografia foi comprada em 1885.
As sessões temáticas acontecem nos dias 18 e 19 de novembro. A programação conta, ainda, com minicursos, Comunicações Científicas e Mesas Redondas.
Programação da Sessão Temática:
18/11 – 9 às 12h Imprensa e Memória(s) – Trajetórias de vida e relatos de experiência de profissionais do impresso como testemunhos de uma história da imprensa em Juazeiro-Ba.
18/11 - 14h10 -16 Imprensa e Memória(s) – Trajetórias de vida e relatos de experiência de profissionais do rádio como testemunhos de uma história da imprensa em Juazeiro-Ba.
19/11 - 9h às 11h Imprensa e Memória(s) – Trajetórias de vida e relatos de experiência de profissionais da televisão como testemunhos de uma história da imprensa em Juazeiro-Ba.
Local: Auditório Tadeu Severino, Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), da UNEB.


Por: Karine Nascimento