ECOVale inicia atividades com debate e exposição fotográfica

. 17 novembro 2011

Com saudação a Exu, o orixá da comunicação, música, repente e exposição inicou ontem o II Encontro de Comunicação do Vale (II ECOVale), no Centro de Cultura João Gilberto.

O evento teve início com uma apresentação musical com Michael Ribeiro e o repentista Valdir Lemos. Em seguida, foi realizada a solenidade com mesa composta pela diretora Aurilene Rodrigues do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III da Universidade do Estado da Bahia, a doutora em comunicação e semiótica Neuma dos Santos, a coordenadora do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Márcia Guena, Tiago Sampaio, coordenador do curso de comunicação social de Conceição de Coité da UNEB e pelas técnicas Jiele Nascimento e Lucélia Ribeiro e pela estudante Lorena Santiago.

Para Thiago Sampaio, o encontro permite ressaltar a importância da comunicação como ciência. “Os encontros mostram que a comunicação tem um objeto definido”, ressaltou Thiago. Após a solenidade de abertura, o Pós-doutor em Antropologia Juracy Marques ministrou a palestra "Exu, a Comunicação e o Rio São Francisco".

Juracy Marques ressaltou a divindade Exu como o orixá da comunicação. Na África, o Exu é representado no culto africano, simbolizando a fertilidade. O professor relatou a cultura afro e sobre os preconceitos raciais e a não afirmação de ser negro. “As pessoas se assumem como mulatos ou pardos, que vem de mulas e pardais”, enfatizou Juracy.

O evento finalizou com a abertura da Exposição Ecos de Dakar, um conjunto de 38 imagens do Senegal, país da costa Oeste da África, da fotografa e jornalista Márcia Guena, e coordenadora do ECOVale.

As atividades do ECOVale desta quinta-feira (17/11) são realizadas a partir das 8h da manhã, com os minicursos. A partir das 14h, serão realizadas as comunicações científicas, em seguida a Sessão Temática “o Negro e a Comunicação”. No mesmo dia, às 18h será realizada a mesa-redonda “200 anos de História da Imprensa na Bahia”, tema do encontro, com o historiador e professor Luis Guilherme Tavares, a comunicadora e bacharel em Direito Marta Luz e o escritor e jornalista Florisvaldo Matos. Após, inauguração de exposição e lançamento de livros.
Na sexta-feira, serão realizadas a sessão temática "Imprensa e Memória (s): trajetórias dos profissionais da imprensa de Juazeiro-BA, que contará com a presença de comunicadores locais que relatarão suas trajetórias, no período de manhã e tarde; comunicações cientificas e mesa-redonda.

Por Karine Nascimento (texto)
       Laercio Lima (foto)