Games no Ecovale

. 17 novembro 2011
O entretenimento interativo por meio de jogos eletrônicos foi abordado ontem durante o II Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, por meio do minicurso “Desvendando Capitães de Areia”, pelo professor Luís Adolfo Andrade.
O professor mostrou as criações do selo Porreta Games, produtora eletrônica que exibe, em 2011, ano do centenário de Jorge Amado, os jogos “Capitães de Areia”, baseados no livro homônimo do escritor.

Como destacou Luís Adolfo, o objetivo é criar um vínculo transmídia. O termo utilizado sugere a necessidade de fazer “transbordar” o conteúdo de um objeto, no caso o livro “Capitães de areia”, para outras “plataformas midiáticas”.

Dentre os jogos, cinco são os casuais (mais simples e acessíveis a um público de não jogadores); um é social (de interação em plataforma online como facebook e orkut) e o outro jogo é pervasivo (mescla espaços físico e eletrônico).

Transmídia, convergência e comunicação ubíqua serão ainda discutidas durante a mesa – redonda sobre tecnologias da informação que acontecerá no dia 18 de novembro no auditório do Campus III. Na mesa, participarão os professores Luís Adolfo, André Holanda, Ricardo Amorim e o mediador, professor Josemar Martins (Pinzoh).

Mais informações :


Por Luna Layse (texto)
Laércio Lima (foto)