Lançamento de livro sobre linguística e formação do professor

. 20 dezembro 2011
Estudar a relação entre as categorias teóricas da linguística, a exemplo da coerência textual, ensinadas na formação e as representações que as alfabetizadoras em formação já possuem ou passam a ter sobre elas. Esse é o objetivo do livro “Letramento e senso comum: a popularização da linguística na formação do professor”, de autoria do professor e doutor em linguística aplicada Cosme Batista dos Santos, que será lançado hoje (20), às 19h30, no Departamento de Ciências Humanas (DCH), da UNEB, em Juazeiro.

De acordo com o autor da obra, os resultados do estudo apresentado no livro podem se tornar importante para a avaliação do impacto imediato da formação e da popularização da linguística nas representações e práticas do alfabetizador. “Os resultados permitem-nos conhecer as consequências cognitivas das definições teóricas na formação do professor alfabetizador, mas também nos permitem conhecer as resistências dos grupos locais às “inovações simbólicas”, avalia o professor Cosme.

O livro “Letramento e senso comum: a popularização da linguística na formação do professor” traz uma demonstração de dados que podem ser úteis para justificar, se for o caso, a necessidade de propostas de formação continuada, em diversos níveis e modalidades, cujo eixo central é o diálogo entre as diversas formas de categorização e simbolização dos objetos e dos saberes que são julgados relevantes na formação dos professores, em especial dos alfabetizadores.

O livro é uma publicação da editora Mercado de Letras de Campinas – SP e conta com o apoio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB.

Divulgação