Blog Olhando Coimbra revela sentimentos de estrangeiros em Portugal

. 09 março 2012
Sentimentos de pertencimento e não-pertencimento, de familiaridade e de estranheza, de busca e de achamento permeiam a página eletrônica Olhando Coimbra, idealizada pela professora da Universidade do Estado da Bahia e pedagoga em doutoramento na Universidade de Coimbra, Maisa Antunes.
Há pouco mais de cinco meses residindo na centenária cidade portuguesa no intuito de desenvolver seu projeto de pesquisa A Arte e a Educação, Maisa Antunes resolveu convidar outros estrangeiros, que, como ela, partiram de suas terras natais em busca de realização profissional e pessoal, para escreverem sobre suas percepções e experiências além-mar.
Olhando Coimbra inicia com quatro textos, escritos pelos estudantes Raimundo Paulino (brasileiro) e Oscar Escobar (chileno, naturalizado brasileiro) - ambos em doutoramento – e por Maisa Antunes. O professor da Universidade de Coimbra, João Amado também participa da produção.
Para a idealizadora, a página eletrônica é uma forma de expressar diferentes sentimentos ‘que atravessam o corpo e alma de quem está em terras estranhas’. “No blog podemos compartilhar sentidos e caminhos tecidos que darão contornos aos diferentes lugares que cada um desenhará para si e, também, é uma maneira dos que nos miram daqui terem um espelho em negativo” – revela.
Retratos de Coimbra – O fotógrafo documentarista, Marcos Cesário, com olhar de atento viajante documentou em imagens os recantos de Coimbra e assina as fotografias que ilustram o blog, elaborado pelos estudantes Pedro Sá e Mara Guimarães.
Por: Emiliana Carvalho (texto)
Marcos Cesário (foto)