Ariano Suassuna incentiva a valorização da cultura popular em aula espetáculo

. 17 maio 2012




“O importante não é ser humano, é se tornar humano. Nós precisamos saber ler o mundo, ler o outro. Precisamos nos entender para construir a paz. Isso é sertão humano, sertão literatura”.Foi com estas palavras que Carlos Carvalho, diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, iniciou o seu discurso de abertura do I Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (CLISERTÃO), realizado na noite da última segunda-feira (14), no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina.

O congresso tem o objetivo de discutir a literatura enquanto identidade cultural de um povo, buscando desconstruir a imagem de um sertão improdutivo, marcado pelo estereótipo da seca, e assim retratado na literatura brasileira do século XX. “É necessário destruir o feitiço de Euclides da Cunha que o sertanejo é um sobrevivente. Se o sertão tivesse mais livros, talvez tivesse menos carro-pipa”, afirmou Genivaldo Nascimento, coordenador geral do evento e professor de Língua Portuguesa e Análise do Discurso da UPE, encerrando a abertura oficial.

Apesar de o CLISERTÃO continuar promovendo minicursos, mesas-redondas, e conferências até o próximo sábado (19), a grande atração foi o professor, teatrólogo e romancista Ariano Suassuna, que conquistou a todos com a aula espetáculo“Raízes Populares da Cultura Brasileira”. Como um bom contador de histórias, o escritor lembrou episódios da infância, revelando sua paixão pelo mundo do circo que se reflete em muitos dos seus personagens, como por exemplo, a dupla Chicó e João Grilo, em Auto da Compadecida.

Com voz falha, jeito simples e memória invejável, Ariano defendeu a cultura popular brasileira e se mostrou descontente com a produção cultural “americanizada”oferecida à juventude, enfatizando a necessidade de disponibilizar conteúdo de qualidade para os jovens. “No século XXI, tentamos caricaturamente ser americanos. Infelizmente, não damos direito ao povo brasileiro de entrar em contato com o filé”, disse ele fazendo referência à boa produção nacional.

O espetáculo do Circo da Onça Malhada, assim descrito por Ariano Suassuna, encerrou a apresentação com a exibição de seu grupo de dança no telão do auditório da UPE, revelando os ritmos toré e maracatu. O CLISERTÃO homenageia o centenário do poeta popular do sertão pernambucano João Batista de Siqueira, conhecido como “Cancão, o pássaro poeta”.

Paulo Pedroza (texto)
Patríca Lais (foto)