Educação

. 13 agosto 2012
Universitários do Vale do São Francisco participam de intercâmbio acadêmico no exterior
Texto: Paulo Pedroza
Fotos: Maurício Fidalgo e arquivo pessoal, respectivamente

Anna Charlotte Reis completará os estudos na Universidade de Coimbra, em Portugal
 

Estudar em outros países, conhecer diferentes culturas, aprender uma nova língua. Este é o sonho de muitos jovens brasileiros, que devido à falta de informação ou de recursos financeiros enxergam o intercâmbio como uma possibilidade distante. Porém, universitários do Vale do São Francisco, através do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, estão tendo a oportunidade de complementar seus estudos em outros países. Somente no campus da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, cinco estudantes irão participar do programa este ano.

E para o aluno bem informado, envolvido em projetos de pesquisa e com bom desempenho acadêmico a oportunidade de estudar no exterior pode estar mais próxima do que se imagina. Todas essas características são consideradas pelo CsF, um programa oferecido por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Seu objetivo é facilitar o intercâmbio internacional de universitários visando incrementar a ciência produzida no País.

A estudante do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Anna Charlotte Reis, viaja no mês de setembro para Portugal, onde vai passar um ano continuando a graduação na Universidade de Coimbra. “O intercâmbio fará muita diferença na minha formação, pois vou entrar em contato com outra grade curricular e estas novas disciplinas vão me abrir um leque maior de oportunidades, enriquecendo o meu currículo”, afirmou Charlotte.

O CsF possui acordos e parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. As áreas prioritárias são as ciências exatas, biológicas, de tecnologia, indústria criativa, entre outras. Estar matriculado no ensino superior; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino são alguns dos requisitos básicos para participar.

Sérgio Soares é estudante de Engenharia da Computação da Univasf
Alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também foram selecionados para o intercâmbio acadêmico. O estudante de Engenharia da Computação Sérgio Soares embarca para os Estados Unidos no dia 18 de setembro, onde dará continuidade à sua graduação na University of Washington (UWT). “Acredito que essa experiência influenciará na maneira como enxergo a realidade do Brasil. O conhecimento adquirido no exterior poderá ser utilizado para solucionar problemas e auxiliar o crescimento do nosso país”, declarou Soares.

Para os estudantes selecionados, vivenciar todas as oportunidades oferecidas dentro e fora da academia é o melhor caminho a seguir. “Tem que se esforçar muito e aproveitar todas as oportunidades que aparecer, todos os cursos, pesquisas, estágios, tudo o que for acrescentar na vida profissional”, aconselha a discente de Engenharia Elétrica da Univasf Juliana Pires, que também em setembro viaja para Portugal para estudar na Universidade de Coimbra. 

O CsF funciona com o apoio conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa insere estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação em sistemas educacionais competitivos nos quesitos tecnologia e inovação em diferentes países. As novas chamadas para o intercâmbio acadêmico (Graduação Sanduíche) na Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido tiveram início no dia 31 de Julho. As inscrições vão até o dia 14 de setembro.