. 11 agosto 2012

Evento duplo discute pós-graduação no Vale do São Francisco
I Colóquio de Pós-Graduação e Workshop de Educação Contextualizada acontecem em setembro e estão com inscrições abertas

 Patrícia Lais




Os cursos de pós-graduação oferecidos pelas universidades da região do Vale do São Francisco serão o tema do I Colóquio de Pós-Graduação e Workshop de Educação Contextualizada. Os eventos, que acontecem simultaneamente de 11 a 13 de setembro, são uma iniciativa da Câmara de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

De acordo com a coordenadora do evento e professora do DCH III, Luzineide Dourado, a ideia do Colóquio é discutir como a pós-graduação, seja ela uma especialização, um mestrado ou doutorado, vem sendo pensada no submédio São Francisco. Dentro da programação estão palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes, pesquisadores e professores.

Já o Workshop Educação Contextualizada pretende reunir pessoas interessadas em debater a realidade do semiárido brasileiro. “A educação é um setor importante para ajudar a desconstruir a imagem de semiárido pobre e vegetação agressiva”, declarou a coordenadora em relação aos estereótipos comuns em livros didáticos.

Atualmente, o DCH III oferece o curso de pós-graduação em Educação Contextualizada para Convivência como o Semiárido. A perspectiva do curso é formar profissionais especializados em mudar o perfil institucional em que se encontram as escolas de hoje. Segundo Luzineide, que também é coordenadora de Pós-Graduação do DCH, as instituições não discutem a realidade do aluno, reproduzindo discursos que não consideram as potencialidades da região semiárida.

De acordo com a professora, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está avaliando uma proposta de mestrado em Educação, Cultura e Território Semiárido. Além desse projeto, existe a possibilidade da implantação de um Doutorado Interinstitucional em Comunicação Social, numa parceria com a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).A câmera de pós trabalha para fortalecer a pós-graduação no Vale e para formar uma rede de docentes pesquisadores consolidada”, afirmou a coordenadora.

Os interessados em apresentar trabalhos podem realizar inscrição até o próximo sábado (18). O edital com mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.