Eleições 2012

. 03 setembro 2012

Debate com candidatos à prefeitura de Juazeiro já pode ser visto na WebTV Uneb
Texto: Luna Layse
Fotos: Gisele Ramos
Candidatos à prefeitura de Juazeiro durante debate à WebTV Uneb



Para que o eleitor juazeirense possa tomar uma decisão consciente, os alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) fizeram um debate com os candidatos à prefeitura de Juazeiro. O debate foi realizado pela equipe do programa “O Que é Que Tá Rolando?”, da WebTV Uneb Núcleo Juzeiro, na última terça-feira (28), e está disponível a partir de hoje (3), pelo site: http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/.
Todos os candidatos do pleito participaram do evento: Janileide Pereira (PSL), Joseph Bandeira (PT), Márcio Jandir (PV), Paulo José (PSOL) e o candidato à reeleição Isaac Carvalho (PCdoB). O evento contou com a presença dos assessores dos candidatos à prefeitura, de servidores e funcionários da Uneb, além dos alunos da universidade.
Debate foi produzido e apresentado por alunos de Jornalismo da Uneb
A primeira rodada de perguntas foi elaborada pela equipe da WebTV. Já na segunda rodada a população juazeirense teve a oportunidade de tirar suas dúvidas através de vídeos, que foram gravados pela equipe de reportagem nas ruas da cidade. Além disso, o público presente no Auditório ACM da Uneb, local onde aconteceu o debate, fez perguntas escritas. Na última e mais esperada rodada, os temas foram sorteados e os candidatos puderam fazer perguntas um para o outro, também através de sorteio para direcionar perguntas e respostas. Cada candidato tinha apenas dois minutos para responder às perguntas.
O início do debate foi marcado pela cordialidade entre os candidatos. Ao chegar, todos se cumprimentavam e aplaudiam uns aos outro à medida que eram chamados ao palco. O público no local foi orientado pela produção do programa a não fazer gestos ou manifestações a favor ou contra os candidatos e por este motivo foram poucos os momentos de agitação durante a gravação.
O clima de tensão surgia entre os candidatos quando eram feitas críticas em relação a gestões passadas. E as gargalhadas da plateia não foram contidas no momento em que Márcio Jandir (PV) falou sobre aspectos favoráveis do governo de Joseph Bandeira (PT), que chegou a cumprimentá-lo em agradecimento.
Em alguns momentos durante o debate, os candidatos “gastavam” os poucos minutos que tinham falando uns sobre os outros, ou até mesmo se vangloriando por realizações do passado. Por este motivo, algumas propostas deixaram de ser esclarecidas.
A aluna do sétimo período do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da Uneb Roseli Santos afirmou que conseguiu decidir seu voto depois de assistir o debate. “Eu pude decidir em qual candidato vou votar. Então, para mim foi proveitoso. E eu também ouvi outras pessoas comentarem que gostaram pelo fato do debate ter alcançado o seu objetivo, o de que os candidatos propusessem suas ideias e falassem sobre o que pretendem fazer caso sejam eleitos”, comentou.