Cultura

. 24 maio 2014
A travessia de Maviael Melo na ponte de todos os ritmos




 Da Redação, Multiciências


A ponte que separa os estados de Pernambuco e Bahia sobre o rio São Francisco já foi cantada em verso e prosa por muitos artistas. Para uns, funciona como metáfora. Para outros, o ponto de partida para desbravar o país. Pelo olhar do poeta e cantador pernambucano Maviael Melo,  funciona como uma imensa janela onde reflete de maneira sentimental sua trajetória de vida desde a infância. A resposta veio de várias formas musicais e poética em seu primeiro cd Entre a ponte dos sonhos que o artista pernambucano radicado em Salvador lançou recentemente e já está na estrada para divulgá-lo ao longo de 2014.

É um disco de música brasileira que mistura xote, cantoria, valsa, marchinha, baião, salsa entre outros estilos, sem perder a característica do regionalismo que corre em suas veias. Sendo que, a poesia popular e refinada, falam mais alto. Universo que já vem do berço familiar paterno e materno. O Cd traz doze composições de sua autoria e em parceria com outros compositores a exemplo do irmão Maciel Melo e João Sereno. Há também a leitura de A dama da Noite, do poeta Chico Pedrosa.

O elenco de convidados de conceitos musicais distintos acaba referendando a criatividade e o ecletismo artístico de Maviael que já tem um pé afetivo e educativo no território do cordel, a começar pelo cantador Xangai que tem divide os vocais em Chegou a vez. A cantora Carla Visi (ex- Cheiro de Amor) dá o ar da graça em ‘Mané, Maria e Luar’.  O excelente guitarrista Armadinho Macêdo desce do trio elétrico para embalar ‘A Marcha do dia seguinte’, enquanto o irmão Maciel Melo brinca com os versos de ‘Na Palma da Mão’. Também completam o time os amigos e músicos Mário Ulloa(Cofre) e João Sereno (Fatia de Pão). 

“Esse disco é concretização de um sonho e uma história. É a radiografia que começa com meus 15 anos, minha trajetória fazendo barzinhos e a mudança para Salvador. A música servia de subterfúgios, mas virou uma profissão que levo na garra”, diz o cantador, apontando que as cobranças pela gravação do disco partiram de todos o lugares e amigos, sobretudo quando buscava apoio para shows e inscrição em editais. Não por acaso, para bancar o disco, recorreu a amigos e empresa, levantando uma cota do litoral baiano ao pernambucano. Assim, a ponte dos sonhos virou realidade da capital ao interior.

A música e a poesia, contudo, tornaram-se meios de inspiração e sim horizonte de labuta. “Não sou artista de dormir até meio dia. Sou operário mergulhado em  oficinas de cordel, projetos e livros”, avisa. 

SERVIÇO: O CD pode ser adquirido através do site www.maviaelmelo.com e pelo facebook do artista.