Intercom Nordeste

. 23 maio 2014
Curso de Jornalismo apresentou mais de vinte
trabalhos no Intercom 

  


Por Amanda Santos

Dentro das atividades do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste), realizado entre os dias 15 e 17 deste mês em João Pessoa(PB), pelos menos 22 trabalhos foram defendidos por  alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ao final das apresentações e avaliações, dois trabalhos foram premiados: o roteiro de ficção "O que os olhos não vêem, o coração sente", apresentado pela aluna  Maria Akemi e a reportagem em telejornalismo "Coisas do sertão - moda regional", apresentado pela aluna  Raiane Sousa que já estão disponíveis no site da WebTV.


Estes trabalhos agora entram na lista dos que vão concorrer na etapa nacional, agendado para Foz do Iguaçu( PR), em  setembro.  “A emoção foi indescritível. Concorrer com universidades federais e privadas do Nordeste e levar esse prêmio para casa, foi sem dúvidas uma conquista nossa e uma maneira de fortalecermos nossos propósitos no jornalismo contemporâneo”, disse Raiane.

A aluna do 6º período de Comunicação Social, Juliana Magalhães, também participou do Congresso com a apresentação de um artigo. Para ela, foi uma oportunidade de divulgar a produção científica do curso. “Foi um momento de representar uma Universidade do semiárido. Fiquei feliz quando vi a aprovação, pois é uma forma de se avaliar a nossa produção e compreender que estamos produzindo coisas relevantes”, destacou a aluna.

Além das apresentações de artigos pelo Intercom Júnior, outros trabalhos foram aprovados na 21º Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) concorrendo a um dos 67 prêmios nas categorias Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas e Comunicação Organizacional.
“O sentimento que tive ao saber que o meu trabalho tinha sido escolhido no Expocom foi de reconhecimento. Afinal de contas, é uma atividade fruto de estudos, pesquisas e análises em sala de aula para um projeto na universidade”, comentou a estudante do 8º período, Ana Carla Nunes.

Com o tema “Comunicação, guerra e paz. Convencer e Conviver: 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas”, o Congresso reuniu professores, alunos e pesquisadores para debater temáticas variadas da Comunicação. A programação contou com debates, oficinas, minicursos e apresentações de artigos e produtos. 

No ano passado, o DCH/UNEB de Juazeiro recebeu três prêmios em nível nacional pelo XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013.