Professores discutem questões do ensino nos cursos do Campus III

. 22 setembro 2014
Com informações NAC-UNEB
 
A programação de abertura do primeiro dia da Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) contou com um debate intitulado "Questões do Ensino nos cursos do Campus III: Gestão, Integração e Articulação". Representantes dos cursos de Agronomia, Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Direito, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Pedagogia relataram características e desafios das graduações.

De acordo com os convidados da mesa-redonda, existem dificuldades gerais em todos os cursos como a desproporção entre o número de professores e de atividades desenvolvidas, a infraestrutura que não
atende as reais necessidades de cada curso e a distribuição dos recursos financeiros.

Participaram da mesa o pró-reitor de graduação da UNEB, professor Marcius de Almeida Gomes, os coordenadores e representantes dos colegiados dos cursos do campus e da classe estudantil. O pró-reitor anunciou mudanças quanto à gestão dos recursos financeiros. "Para 2015, o reitor da universidade já tem sinalizado aos diretores que será um ano de descentralizar os recursos de investimentos. Esses estarão alocados nos departamentos com os projetos aprovados pela comunidade", revelou.
 
Mesmo diante de dificuldades, o professor do curso de Agronomia, Emanuel Fernandes Souza, destacou que a graduação ocupa a 19ª posição dos melhores cursos de agronomia do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha 2014 - uma pesquisa divulgada no início deste mês pela Folha de São Paulo. O debate foi coordenado pela professora do Departamento de Ciências Humanas, Odomaria Bandeira, que destacou a importância de discutir de forma integrada as questões do ensino nos cursos do campus.

Para o coordenador do Colegiado de Comunicação esse debate não se encerra com a Siepex. "Certamente em continuidade surgirão núcleos temáticos e, a partir dessa integração nós vamos poder pensar em ações em conjunto com os cursos de agronomia, direito, comunicação, pedagogia e engenharia de bioprocessos. A gente espera que isso seja apenas o começo, um recomeço de uma outra história do campus III, uma história de compartilhamento de saberes", ressaltou João José.
 
CAMPUS III - O campus III é divido em duas repartições administrativas - o Departamento de Ciências Humanas (DCH) onde são ofertados os cursos de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios e o curso de Pedagogia, e o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) que oferece os cursos de Agronomia, Direito e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. A universidade atua há 53 anos na região sanfranciscana, onde o primeiro curso implantado foi de Agronomia e mais recentemente introduzido o de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.