Tradição oral marca encerramento da I Feira de Livros do Vale do São Francisco

. 23 setembro 2014
Calos Laerte (Especial para o Multiciência)
 

Alunos autografam a obra coletiva.
A tradição oral e o universo cultural de Petrolina e do Sertão de Pernambuco foram destaques no último domingo (21), durante o encerramento da I Feira de Livros do Vale do São Francisco. O diálogo entre gerações proposto pelo livro Contos de Sequeiro e Ribeirinhos: Mapeamento de histórias orais - escrito e ilustrado por crianças do município mobilizou o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho com a participação de pessoas de todas as idades.


Com início às 15h, o lançamento do livro dos meninos e meninas do 6º ano de escolas dos distritos de Rajada, Pau Ferro, Uruás, Pedrinhas, Tapera e Caatinguinha, em Petrolina – PE, começou com uma breve apresentação da organizadora da obra, a jornalista e pesquisadora de cultura popular, Cristiane Amador. Na seqüência, foi exibido um vídeo documentário com o registro de uma série de oficinas realizadas no início do projeto, em novembro do ano passado.


Cristiane Amador fez apresentação do livro
De acordo com a professora, pesquisadora  e escritora Elisabet Gonçalves Moreira o que mais chama atenção na obra é a dinâmica da própria história da tradição oral. “A proposta é fantástica por dar vez às recordações dos mais velhos e voz às crianças que contam e desenham as histórias, estabelecendo um outro diálogo de linguagens, reinventando significados ”.
 

 
 
Em meio a satisfação de crianças escritoras autografando, pais e professores orgulhosos posando para fotos, a escritora e pesquisadora de literatura popular, Maria Alice Amorim também destacou alguns pontos do livro. “Gostei muito do foco: sequeiro e ribeirinhos. Duas realidades distintas num mesmo município, que chamam atenção também pelos temas diferenciados. Enquanto que as crianças do sequeiro tratam do fantástico, maravilhoso e das histórias de assombração, os meninos e meninas ribeirinhas nos contam lendas e causos do culto e cultivo da terra e dos mistérios do rio. Expressões simultâneas nunca excludentes de uma cultura que se renova e segue”.


Aprovado pelo Funcultura e distribuído gratuitamente, o livro Contos de Sequeiro e Ribeirinhos: Mapeamento de histórias orais reúne 16 histórias ilustradas em 57 páginas. O projeto contou com a parceria dos professores de língua portuguesa e artes dos distritos, do artista plástico Murilo Silva - que coloriu e fez a arte final das ilustrações, e da Associação Raízes - na produção do vídeo documentário com cinco minutos que vem encartado ao livro.