O universo do artesanato do couro e do vaqueiro é tema de exposição fotográfica

. 30 março 2015
Redação MultiCiência  

O universo cultural dos vaqueiros, que se traduz nas vestimentas, costumes e aboio  no cenário da caatinga, há mais de um século ajuda a fortalecer a cultura popular do Nordeste, com maior ênfase no Sertão. São muitos os personagens que povoam esse território principalmente na caatinga pernambucana. Um deles é o famoso vaqueiro  Zé do Mestre, morador do Sítio Cacimbinha, Sertão de Pernambuco,  que se destaca pelo seu talento como artesão do couro, poeta e contador de histórias.

E é esse mote que dá um tom à exposição fotográfica O Sertão de Zé do Mestre que será aberta nesta segunda-feira(30) em uma ala da Upae-Salgueiro. A exposição faz parte das atividades comemorativas do primeiro aniversário da unidade de saúde inaugurada em março de 2014 pelo ex-governador Eduardo Campos. Na terça-feira à tarde, os funcionários participam de uma celebração católica.

O projeto já passou pelo Recife e pelo Museu do Couro, em Salgueiro, agora ficará durante uma semana em uma ala no prédio da Upae-Salgueiro, por onde passam mais de 100 pessoas a cada dia de atendimento (segunda à sexta-feira), todos pacientes pré-agendados para consultas e exames. Nessa etapa itinerante, a exposição que tem a curadoria e expografia assinada pelo design Ticiano Arraes, contará com mais de 20 fotografias  que retratam diversos momentos da trajetória do vaqueiro.

A cada imagem das fotografias feitas pelo fotógrafo José Rodrigues, o visitante vai conhecer a rotina e maestria de Zé do Mestre começando pelo dom que desenvolveu sem frequentar escola de artes para produzir peças de couro, atividade que aprendeu com os pais e repassou para os filhos, a exemplo de Irineu do Mestre que já assinou peças para várias personalidades  políticas e artísticas do país. Algumas de suas peças foram expostas no exterior.


O talento do artesão, que já está com mais de 80 anos, tem atraído visitantes à Cacimbinha para conhecer de perto a arte que vem sendo repassada às novas gerações. Foi lá onde o mestre içou uma rocha em homenagem a seu pai com quem aprendeu o ofício de cortar e moldar o couro. A rocha esta enraizada no solo árido, apontada para o alto e próxima a baraúna onde seu pai mostrava o caminho que percorreu quando foi à cidade comprar a primeira peça de couro com a missão de iniciar o trabalho para garantir o sustento da família.

Zé do Mestre é responsável pela criação de peças que  traduzem com evidência o universo do vaqueiro a partir de suas indumentárias como gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e corda de relho para amarrar o boi. Personalidades a exemplo de Ariano Suassuna, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef, Eduardo Campos, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outras, já foram presenteados com as peças saídas da Cacimbinha.

A exposição na Upae, organizada pela Secretaria de Cultura do município, foi concebida com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre o sertão, seus modos e costumes, a lida com o gado e a figura do vaqueiro, a partir da vida e da obra do artesão do couro. De acordo com a coordenadora geral da Upae-Salgueiro, Vanessa Sá, a exposição fica disponível aos visitantes sempre no horário de funcionamento da unidade.

“Zé do Mestre é um personagem importante para história de Salgueiro, um cidadão da área rural, de um talento reconhecido por várias gerações. Essa exposição busca compartilhar sua trajetória através das imagens, com aqueles que ainda não tiveram acesso às fotografias ou sequer conhecem sobre sua história de grande contribuição cultural não só para região mas para Nordeste”, acrescenta Vanessa Sá.