Exposição Recordar é Viver relembra os antigos carnavais de Juazeiro

Multiciência 07 fevereiro 2017


O desfile de carros alegóricos trazia foliões animados, enchendo as ruas de confetes e serpentina. O festejo a Baco, o deus da alegria e da folia na mitologia romana, tinha chegado a Juazeiro.  Carnaval das fantasias, das marchinhas e da disputa dos clubes carnavalescos das sociedades Apollo, 28 de Setembro e Zero. A cidade era invadida por homens, mulheres e crianças que compartilhavam a alegria do carnaval e faziam das ruas uma grande brincadeira coletiva.
Em reverência a esse espírito carnavalesco, a exposição “Recordar é Viver- Carnavais da década de 10 – Década de 70” revive os antigos carnavais de Juazeiro através de uma linha do tempo que apresenta os blocos tradicionais, os principais clubes e até as marchinhas de rua passadas de geração em geração. Exposta na Fundação Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro, a mostra é uma oportunidade única para os jovens e turistas conhecerem a historia do carnaval da cidade.
As fantasias e fotografias da exposição remetem a variedade de cores e formas que davam pluralidade ao carnaval. “Colombinas, pierrôs, anjos e demônios tinha de tudo, a rua era bastante colorida pela diversidade de fantasias e manifestações. As casas viviam de portas abertas os mascarados entravam, comiam e bebiam de graça, ninguém ligava” explica a professora de história Rosy Luciane Costa, curadora da exposição e diretora do Museu.



A exposição promove reflexão a respeito das transformações na festa carnavalesca e as diferentes formas de diversão e a criação dos concursos dos mais diversos. “O carnaval tinha mais variedade, não existiam os abadás para uniformizar e deixar todo mundo igual. Cada um dentro das suas condições usava da criatividade e construía suas fantasias,” explica Rosy Costa.



A diversidade do carnaval não estava apenas nas fantasias, mas na forma de interagir com os espaços e os foliões. “Hoje, você vai atrás do trio ou fica na calçada esperando o trio passar. Antigamente, quem não saia de casa participava porque recebia quem ia chegando. O povo ficava sentando na porta e os mascarados passavam jogando água. As músicas eram feitas pelo compositor especificamente para a festa”, relembra.
A exposição não se sustenta apenas da nostalgia de relembrar os antigos carnavais, mas da importância de pensar a memória da cidade e as suas mudanças históricas.O jovem vem para conhecer as historias e quem viveu essas experiências interage com a exposição. As pessoas podem reconhecem quem está na fotografia ou conhecem alguém que está nelas, trazem a família explicam cada cenário, as ruas e os rostos de cada foto. Eles se integram à exposição”, afirma.

 Texto e Fotos: Maria Eduarda Abreu



Serviço

Fundação Museu Regional do São Francisco 
Praça da Imaculada Conceição, 29 - Centro, Juazeiro

Visitação:  segunda  a quinta (8h ás 12h)